Começaram nesta segunda-feira (17) as obras de perfuração de dois poços artesianos na localidade de Vila Vargas, distante 30 Km de Cachoeira do Sul, às margens da BR-290. O trabalho é realizado pela Corsan que atendeu solicitação da Prefeitura.
Além de custear as despesas, estimadas em R$ 50 mil, a Prefeitura colocará à disposição uma retroescavadeira e reservatório de água com capacidade de seis mil litros. A comunidade da Vila Vargas era abastecida por um poço artesiano, administrado por uma associação. O poço apresentou erosão e as famílias passaram a ser atendidas por um caminhão pipa do Exército.
Diante desta situação, um grupo de moradores se reuniu com o prefeito Sergio Ghignatti e cobrou atenção para a vila, onde também funciona uma escola municipal.
IMPORTANTE
A primeira perfuração alcançou terça-feira (18), mais de 60 metros, segundo o superintendente da Corsan, José Epstein. Ele explicou ainda que, até o momento, não haviam sido localizadas entradas de água no poço. A perfuração neste ponto deverá ir até os 100 metros. Nesta quarta-feira (18), independentemente de ser encontrada água no primeiro poço, será iniciada a perfuração no segundo ponto, em uma região mais baixa da comunidade. Neste, a perfuração máxima deverá alcançar 70 metros. Durante a perfuração, a Corsan também faz uma identificação do perfil do poço, através de material coletado nas camadas perfuradas. O uso destas informações serve para saber qual revestimento e entradas de água serão usadas no local.