Obras iniciou junto à Ponte do Amorim e seguirá pela Rua Conde de Porto Alegre até a Rua Moron, no acesso à Pradozen. Foto: Divulgação.
Começou na manhã desta segunda-feira (14), a primeira etapa do capeamento asfáltico das ruas Conde de Porto Alegre e Moron, sob a responsabilidade da empresa Ditrevi Engenharia, de Santa Cruz do Sul. A obra iniciou a partir da ponte sobre o Arroio Amorim e à tarde deverá chegar à frente do Parque da Fenarroz. O alerta do setor de trânsito é de que motoristas e pedestres tomem cuidado ao se aproximarem da obra.
Neste primeiro momento, está sendo colocado piche e logo após será a vez da primeira camada de asfalto. Mesmo com as ruas transversais interrompidas, motoristas teimam em cruzar pelo local. Há sinalização, mas mesmo assim, carros e caminhões acessam à área fazendo com que em alguns momentos, ocorram confusão, apesar da orientação dos atentes de trânsito.
O processo de nivelamento da rua, começou na Ponte do Amorim, subirá pela Conde até a Moron, e seguirá até a empresa Pradozen. Durante as obras, o trânsito ficará parcialmente interrompido durante o dia, com os trechos que já receberam o material sendo liberados no final da tarde. As linhas de ônibus que passam pelas ruas também sofrerão alterações.
A previsão da empresa é que todo o trecho da Conde receba a primeira camada asfáltica até o final da próxima semana. A partir de 21 de outubro, o mesmo processo será realizado na Moron (da esquina da Conde até a Pradozen).
SEGUNDA ETAPA ATÉ O FINAL DO MÊS
A segunda etapa, que deve iniciar logo após a conclusão desta primeira, seguirá a mesma organização, começando pela Ponte do Amorim. Novos bloqueios no trânsito e alterações nas linhas de ônibus serão necessários para esta etapa da obra, que envolverá a aplicação da pista de rolamento, quando o trecho receberá 5 centímetros de CBUQ.
Caminhos da Pradozen – A Ditrevi Engenharia venceu o processo com um lance de R$ 3.279.384,42, financiado pelo Badesul. O trecho da Rua Conde vai da Rua Moron até a Ponte do Amorim, totalizando uma extensão de 1,750 quilômetro e 17.663,50 metros quadrados.
O QUE ESTÁ PREVISTO
O trabalho inclui a limpeza geral das ruas, conserto de caixas coletoras de água, substituição de canos em alguns trechos, construção de lombadas e faixas de pedestres, e a sinalização horizontal e vertical. O reperfilamento envolve a remoção de irregularidades na superfície da via, preenchimento de buracos e depressões, e a aplicação de uma camada de asfalto niveladora, seguida da compactação.
No trecho licitado, será feita a correção dos pontos necessários, imprimação, pintura de ligação e camada de reperfilamento, para finalmente ser colocada a camada de asfalto propriamente dita.