Combate à Dengue envolve as crianças no Noêmia

Por 27 de abril de 2022

Crédito: Ass. Com.

Antecipando o supermutirão contra a Dengue que a Secretaria Municipal da Saúde agendou para o Bairro Noêmia (que se o clima permitir será nesta quinta-feira), a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro desenvolveu nesta quarta-feira uma atividade preventiva à doença envolvendo crianças da educação infantil. Em uma ação integrada – o projeto já é desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde há três anos -, a coordenação da unidade mobilizou a direção da Escola Municipal Sonho Meu para propor a reflexão sobre a dengue e as medidas que a comunidade precisa adotar para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “As crianças são importantes canais multiplicadores das informações de prevenção nas famílias”, ressalta o servidor público Flávio Rodrigues, que junto ao colega agente comunitário Alex Dias, trabalhou na produção artesanal de máscaras, escudos, fantasias e demais materiais didáticos com o tema do mosquito para garantir o envolvimento dos estudantes no evento.

Foto Noticia Principal Grande

A direção da escola, por sua vez, adotou a proposta trabalhando a temática da doença através de atividades escolares ao longo de toda a semana passada, numa prévia à programação desta quarta-feira. “Eles assimilam muita informação, passam a sentirem-se responsáveis pela causa e desenvolvem o senso de coletividade”, exemplifica a supervisora da escola, professora Maristela Teixeira de Oliveira.

Foto Noticia Principal Grande

A Sonho Meu atende aproximadamente 200 crianças de zero a cinco anos de idade e, pelo segundo ano consecutivo, passou a integrar o Programa Saúde na Escola, executado em parceria pelas secretarias municipais da Saúde, Educação e 24ª Coordenadoria Regional de Educação. A prevenção e combate à dengue integra um dos seis eixos temáticos da pauta do PSE em 2022. Todo o material temático foi produzido pela equipe da ESF Noêmia reutilizando recursos, a maior parte proveniente de doações.

Foto Noticia Principal Grande

Texto: Viviane Souza