Com mutirão contra Covid, Cachoeira chega a 80% da população vacinada

Por 11 de outubro de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde implanta ações diferenciadas para ampliar o acesso da população aos imunizantes contra a Covid. O mutirão de vacinação realizado no sábado garantiu que Cachoeira do Sul atingisse a marca de 80% da comunidade vacinada com pelo menos uma dose. A atividade também possibilitou que 59,3%, da população chegasse ao esquema vacinal completo, com duas doses ou imunizante de dose única. No total, Cachoeira do Sul possui 65.657 pessoas vacinadas com uma dose e 48.796 munícipes com esquema vacinal completo.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Marcelo Figueiró, a marca dos 80% é importante pois este é o percentual exigido para se atingir a chamada imunidade coletiva. “No entanto, para que a proteção aconteça de fato é obrigatório que o Município tenha 80% de pessoas vacinadas com o esquema completo. Ou seja, é preciso que as pessoas tenham recebido duas doses anti-Covid, ou a vacina de dose única”, detalha Figueiró. “De qualquer forma, atingir este percentual em primeira dose e 60% em segunda dose, também significa que faltam apenas 20% da população a ser vacinada (em segunda dose) para criarmos um cinturão real de defesa, onde o vírus não conseguirá se movimentar”, completa o secretário.

“Cachoeira hoje está com índices de combate contra a Covid 19 encontrados em países desenvolvidos. Porém, até atingirmos a imunidade coletiva, precisamos continuar convencendo quem não se vacinou a procurar os postos de saúde. Até lá, também precisamos que os protocolos sejam respeitados. É muito importante utilizar a máscara, usar álcool gel, lavar as mãos e manter o distanciamento previsto nos decretos municipais. Apenas unidos e trabalhando juntos conseguiremos vencer esta guerra e expulsar o Coronavírus do planeta” – secretário municipal da Saúde, Marcelo Figueiró