Com gols de Diego Souza e Ferreira, Grêmio bate o Ceará e vence no Brasileiro

Por 12 de setembro de 2021

A manhã deste domingo foi de Grêmio em campo na Arena. Jogando em seus domínios, o Tricolor enfrentou o Ceará e venceu pelo placar de 2 a 0, nesta que foi a primeira partida válida pelo 2º turno do Campeonato Brasileiro. Os gols foram anotados por Diego Souza e Ferreira, no final da etapa inicial.

Com a vitória, a equipe comandada pelo técnico Luis Felipe Scolari atingiu 19 pontos na competição, assumindo a 18ª posição – com dois jogos ainda a serem disputados.

Os 45 minutos iniciais foram de muita disputa no meio-campo, com ambas equipes buscando o ataque. A primeira oportunidade gremista surgiu aos 6’, quando Diego Souza recebeu um passe de Jhonata Robert e finalizou com um chute rasteiro, mas a bola saiu. Logo em seguida, foi a vez de Alisson receber na direita e cruzar na área, mas a defesa fez o corte, mandando a escanteio.

Com 10 minutos, o Grêmio tramou uma boa jogada com uma tabela entre Ferreira e Lucas Silva, que deu o passe para o atacante cortar a marcação e chutar forte, mas por sobre a meta. Já o Ceará respondeu aos 17’, quando Mendoza recebeu de Vina, que dominou e fez o cruzamento. A bola desviou e Chapecó completou fazendo a defesa.

Outra chance adversária saiu em bola parada, na intermediária. Lima colocou na área, mas a defesa gremista conseguiu interceptar o lance. Do outro lado, Ferreira cruzou da esquerda, às costas da marcação, para Jhonata Robert, mas a zaga cortou pela linha de fundo. Em seguida, o camisa 11 finalizou na frente do gol, obrigando Richard a espalmar, com 24 minutos jogados.

Passados 30’, os visitantes chegaram pela esquerda, com um cruzamento no meio da área. Rafinha cortou. Oito minutos depois, Vina cruzou para Jael, mas Chapecó conseguiu segurar.

Na reta final do jogo, o Grêmio conseguiu abrir o marcador. Alisson recebeu na esquerda e cruzou na medida, no segundo poste, para Diego Souza, que de cabeça desviou para o fundo das redes, abrindo o marcador na Arena, aos 42 minutos.

Três minutos depois, após contra-ataque, Vanderson fez um cruzamento para Diego Souza, mas o centroavante não alcançou e a bola chegou a Ferreira já na área, na esquerda. O atacante dominou, cortou para a perna direita e finalizou – a bola bateu na trave e entrou, morrendo no fundo do gol.

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa complementar.

Com 3 minutos de jogo, o Ceará teve uma chance em bola parada. Bruno Pacheco colocou na área, mas a bola saiu pela lateral. Cinco minutos depois, Jhonata Robert ia acionando Diego Souza dentro da pequena área, mas a defesa adversária conseguiu o corte.

Aos 13’, o Tricolor ameaçou com Diego Souza acionando Alisson. O atacante chutou cruzado, mas Gabriel Dias cortou o lance. Dez minutos depois, foi a vez de Ferreira receber na esquerda, pela marcação e finalizar, mandando pra fora.

As primeiras alterações gremistas foram feitas a partir da metade do segundo tempo: Villasanti, Léo Pereira e Borja assumiram os lugares de Jhonata Robert, Ferreira e Diego Souza.

Próximo dos 30’, o Ceará tentou descontar com uma cobrança de falta. A bola foi colocada na área, Luiz Otávio cabeceou, mandando com perigo, mas para fora.

Outras duas mudanças foram feitas no Tricolor: Cortez e Everton ocuparam as posições de Rafinha e Alisson, com 34’.

Na reta final, Borja tentou ameaçar com um chute de fora da área, mas a bola saiu à esquerda da meta defendida por Richard. Outra

Com o resultado, o Grêmio atingiu 19 pontos na competição, assumindo a 18ª posição – com dois jogos ainda a serem disputados.