20 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 21 outubro, 2020 - 10:03
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Ciência: mapa mostra onde Cachoeira estava na Terra há milhões de anos

Um paleontólogo da Califórnia, nos Estados, criou um mapa interativo que permite que as pessoas vejam o quanto as cidades espalhadas pelo planeta se moveram ao longo de 750 milhões de anos de separações continentais. O mapa virtual, projetado por Ian Webster, inclui uma série de ferramentas que também facilitam mais descobertas sobre a Terra, como onde os primeiros répteis viveram e quando a primeira flor desabrochou, por exemplo.

A reportagem do Portal OCorreio fez o teste. Em uma espécie de viagem no tempo, mas vista do espaço, a localização de Cachoeira do Sul desperta curiosidade com a passagem dos milhões de anos.

Há 600 milhões de anos, no Período Ediacarano, a vida estava evoluindo no mar e a vida multicelular apenas começava a surgir. Já Cachoeira aparecia na seguinte localização no planeta:

Crédito: Reprodução

Já na Era do Cretáceo (há 120 milhões de anos), mundo estava quente e ainda sem calotas polares. Os grandes répteis dominavam e os mamíferos permaneciam pequenos. As plantas com flores evoluíam e se espalhavam pelo mundo. Cachoeira já aparecia em outra posição na Terra:

Crédito: Reprodução

Na opinião do pesquisador, o arranjo atual das placas tectônicas e dos continentes é um acidente temporal. O experimento, na avaliação de Webster, permite estimar que o mundo será diferente no futuro e que a Terra pode sobreviver aos humanos.

Webster construiu o mapa como um aplicativo para web sobre outro gráfico que visualiza modelos geológicos criados pelo geólogo e paleogeógrafo Christopher Scotese.

Os modelos de Scotese descrevem o desenvolvimento das placas tectônicas há 750 milhões de anos. Ou seja, em era próxima de quando as algas verdes se desenvolveram nos oceanos terrestres, de acordo com teorias científicas.

Uma possibilidade com a ferramenta é remeter para o supercontinente Pangeia. Descrito pela deriva continental, existiu entre 200 milhões a 540 milhões de anos, durante a era Paleozoica, segundo estudos. Passaram-se milhões de anos até que a Pangeia se fragmentou, dando origem a dois megacontinentes: Gondwana e Laurásia. A separação ocorreu lentamente deslocando sobre um subsolo oceânico de basalto. E Cachoeira estava aqui:

Crédito: Reprodução

O gráfico ilustra dados científicos complexos e interessantes de maneira interativa e fácil de usar, para que professores e qualquer um que tenha interesse em Ciência e na história da Terra possa aprender.

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região