Um alerta vermelho para ocorrência de um ciclone extratropical foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontando para uma forte tempestade que deve atingir diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24). O fenômeno meteorológico prevê chuvas de até 60 milímetros por hora e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h, colocando o estado em situação de “grande perigo”.
O aviso entrou em vigor às 7h30 e tem validade até as 17h, abrangendo as regiões Metropolitana, Central, Norte, Noroeste, Serra, Vales, além de parte da Campanha e Sul. Nessas áreas, há possibilidade de danos a edificações, alagamentos e queda de árvores. Embora o dia tenha começado com sol em Porto Alegre, a Capital também está sob risco de chuva forte.
Além do alerta vermelho para ciclone, o Inmet emitiu um segundo comunicado de “perigo potencial”, válido até as 9h, que abrange uma faixa do Litoral Norte e da Serra. Esse alerta prevê ventos entre 50 km/h e 60 km/h, com acumulados de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora.
Esses avisos se somam a outros dois emitidos pelo Inmet, que também preveem tempestades até a noite de quinta-feira e avançando para sexta-feira (25), abrangendo todo o território gaúcho. O evento climático está relacionado à formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e a região da Campanha, ocorrido durante a madrugada.
Como se proteger durante a tempestade provocada por ciclone extratropical
Diante do risco de tempestades severas, o Inmet recomenda à população que fique atenta às orientações de segurança, como evitar áreas abertas, abrigar-se em locais seguros e manter-se longe de árvores e postes que possam ser derrubados pelo vento.