Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Ciclone extratropical traz queda de granizo à região

Na região de Sobradinho e arredores, milhares de casas foram danificadas pelo ciclone extratropical e força-tarefa distribui lonas na região, com apoio da Defesa Civil / Fotos e vídeo: Divulgação

Na região de Sobradinho e arredores, milhares de casas foram danificadas pelo ciclone extratropical e força-tarefa distribui lonas na região, com apoio da Defesa Civil / Fotos e vídeo: Divulgação

O ciclone extratropical que passa pelo Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (12) provocou queda de granizo nas regiões do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. A situação mais grave é a do município de Sobradinho. Um levantamento preliminar realizado pela Prefeitura indica que cerca de 2 mil residências tiveram telhados danificados.

O prefeito Armando Mayerhofer coordena uma mobilização da administração municipal que deve distribuir 30 mil metros quadrados de lonas ao longo do dia para levar um pouco de alento aos moradores da cidade e do interior. Equipes percorrem os bairros para cadastrar as famílias que necessitam de materiais, como telha e madeiras, para reposição e reconstrução das coberturas das casas.

Em entrevista à imprensa, o prefeito destacou que ainda nesta quarta-feira deve editar um decreto de emergência para buscar recursos junto ao governo federal para mitigar os efeitos dos estragos provocados pelo ciclone extratropical em Sobradinho. “Vamos fazer um decreto de situação de emergência daqui a pouquinho, podendo encaminhar um projeto pedindo auxílio para a Defesa Civil”, salientou Armando Mayerhofer. A Defesa Civil mobilizou uma equipe para atender Sobradinho ao longo do dia.

Em Arroio do Tigre, que faz limite com Sobradinho, também foi registrada queda de granizo. Nas redes sociais moradores da localidade de Linha São Roque, no interior do município, comparam o tamanho das pedras a ovos de galinha. O fenômeno também foi registrado em Passa Sete e Ibarama. A Defesa Civil também deve atuar no município nas próximas horas.

Tamanho das pedras de gelo já dá uma ideia do potencial de destruição

EM VERA CRUZ, CICLONE EXTRATROPICAL DANIFICOU CASAS E VEÍCULOS

Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, foi outro município bastante atingido pela queda de granizo provocada pelo ciclone extratropical que passa pelo RS. A zona urbana foi a região mais afetada, com casas danificadas nos telhados e carros estacionados nas ruas com avarias provocadas pela queda de pedras de gelo.

De acordo com o prefeito Gilson Becker, lonas já foram distribuídas para cerca de 2 mil pessoas. Na zona rural de Vera Cruz, não foram registrados significativos. As lavouras de tabaco, que são a base da economia do município, não tiveram danos que pudessem comprometer a produção. A Prefeitura orienta que, em caso de necessidade, a população busque apoio no Parque de Máquinas e no Corpo de Bombeiros.

No RS, também foram registradas quedas de granizo em municípios como Encantado e Dilermando de Aguiar. A CEEE Equatorial informa que atende apenas casos pontuais e ainda não tem um balanço de quantos clientes são afetados. A RGE ainda não se manifestou sobre pontos sem fornecimento de energia em sua área de atuação.

Interessados em receber alertas da Defesa Civil para a região onde residem devem enviar um SMS com o CEP para 40199. O serviço é gratuito.

Queda de granizo em Sobradinho

Sair da versão mobile