Chuvarada causa interdição de três casas no Bairro Quinta

Por 6 de junho de 2022

Casas foram destruídas pela enxurrada. Fotos: Cacau Moraes.

A chuva da madrugada desta segunda-feira (6) em Cachoeira do Sul provocou transtornos na periferia da cidade devido aos alagamentos. Na Rua João José Coelho Leal, no Bairro Quinta da Boa, três moradias foram interditadas pela Defesa Civil Municipal. A força da água causou danos em paredes, arrancou cerca e muro e destruiu utensílios domésticos.

“Foi tudo muito rápido”, disse a dona de casa Mara Regina Morais, que teve toda a casa invadida pela água. O fogão a lenha e máquina de lavar caíram numa cratera provocada pela enxurrada. “Roupas e tudo o que tenho dentro de casa foi atingido. Não sei o que fazer”, desabafou. Outras duas moradias que foram interditadas também tiveram paredes destruídas e alagamento com entulho por todo o lado.

A rua não tem pavimentação e, além disso, entre as moradias cruza uma sanga. Parte dela está cheia de entulho e um bueiro que poderia ajudar no escoamento da água não existe mais. Por isto, a cada período de chuva, as famílias se desesperam devido à inundação.

ATENÇÃO

Conforme a Defesa Civil, a interdição das moradias se deu em decorrência da erosão no terreno entre duas residências. O alicerce das casas não resistiu e causou rachaduras nas paredes e afundamento dos pisos. Também foi interditado um chalé nos fundos do imóveis de alvenaria com frente para a Rua João José Coelho Leal. Duas famílias foram alojadas na casa de vizinhos.

A Defesa Civil garantiu que nesta segunda-feira uma equipe multidisciplinar da Prefeitura realizará ações de emergência no socorro às famílias, que tiveram suas casas praticamente destruídas pela enxurrada.

MAIS CHUVA

De acordo com o Climatempo, mais chuva deverá ser registrada em Cachoeira do Sul nesta terça-feira (7). Existe previsão de 40 mm de precipitação para a cidade e interior.