Fotos: Luciano Mazuim da Emater.
A chuva e o vento em Cachoeira do Sul causaram estragos na cidade e no interior. Pelo menos três árvores foram derrubadas na área central da cidade. O caso mais preocupante aconteceu no pavilhão da Feira Livre, onde uma árvore destruiu a cobertura e causou danos na estrutura do prédio.
No interior, o registro é de alagamentos e estradas intransitáveis. Na região do Bosque, próximo ao distrito de Três Vendas, os moradores reclamam da buraqueira. “Aulas na rede municipal está começando e nós sem uma estrada decente”, dizem os moradores pelas rede sociais.
Na manhã desta segunda-feira (17), na Feira Livre, equipes da Prefeitura trabalharam no corte e retirada dos galhos da árvore que foi derrubada pelo vento. Conforme o prefeito Leandro Balardim, a árvore “estava oca”. Mais duas árvores também caíram com a força do vento. Uma delas nas proximidades da praça do Bairro Soares e outra no cruzamento das ruas Ernesto Alves com a Marechal Floriano.
Além disso, apesar de nenhuma informação da Defesa Civil Municipal, ouvintes do programa Cidade Aberta, da Rádio Fandango FM 102.5, informaram que ruas do Bairro Bom Retiro, zona leste da cidade, aconteceram alagamentos. Na Rua Major Ouriques, segundo as famílias, aconteceu o entupimento da canalização e água inundou o pátio das moradias.
MONITORAMENTO DAS ÁRVORES
Não é de agora que a população cobra um monitoramento das árvores na área central da cidade. Na Praça Honorato, por exemplo, uma tipuana próximo ao camelódromo – onde já foi atingido em outras oportunidades – uma árvore com suas raízes já levantou parte da calçada e está inclinada para a Rua Ernesto Alves.