Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Chuva e vento causam estragos na cidade e na BR-290

Rua José Antonio Mesquita, no Alto do Amorim / Crédito: Defesa Civil

Rua José Antonio Mesquita, no Alto do Amorim / Crédito: Defesa Civil

Defesa Civil mantém cronograma de mobilização para atendimento a famílias que residente em áreas de risco Foto: Divulgação

A chuva e o vento que atingiram Cachoeira do Sul na noite desta terça-feira (16) causaram estragos na área urbana e também na BR-290. De acordo com a Defesa Civil Municipal, três casas foram destelhadas nos bairros Noêmia (zona norte) e Mauá, zona leste na região do Alto do Amorim.

As equipes da Defesa Civil também tiveram que agir na BR-290, onde árvores foram derrubadas pela força do vento. Este trabalho também tem a participação do Corpo de Bombeiros Militar.

Para Cachoeira do Sul, nesta quarta-feira (17), conforme a Climatempo, existe previsão de mais chuva. Estão previstos 100 mm o que deixa em alerta a Defesa Civil Municipal, porque a cidade tem sido castigada com as chuvaradas e muitos casos de alagamentos têm sido registrados na área urbana. “Estamos passando orientação às famílias residentes em área de risco”, disse o superintendente da Defesa Civil, Edson Júnior.

Existe preocupação com as áreas próximas ao Rio Jacuí, como é o caso do Bairro Cristo Rei, e também junto ao Arroio Amorim, no Bairro Bom Retiro, onde famílias são constantemente atingidas pelas enxurradas. Além disso, pontos centrais onde há passagem de sangas, a Defesa Civil realiza monitoramento. Existe possibilidade de deslizamento de terra. O município possui hoje cerca de 1.300 famílias residindo em áreas de risco.

MUDANÇA NO TEMPO

A mudança do tempo na Região Central, bem como em outras áreas do RS, estava prevista em alerta divulgado na tarde desta terça-feira pela Defesa Civil Estadual. Todas previsões apontavam fortes chuvas, ventos e granizo. A quarta-feira terá períodos de muita instabilidade.

GOVERNO FAZ ALERTA

Após o alerta feito pelo governador Eduardo Leite e pelo chefe da Casa Militar, coronel Luciano Chaves Boeira, sobre o risco de temporais no RS, diversos municípios de regiões que poderão ser afetadas se preparam como podem. A previsão é que chuva intensa e fortes rajadas de vento atinjam o Estado, entre esta quarta-feira (17) e quinta-feira (18).

É esperada instabilidade intensa no Estado nos próximos dias. Chuva forte deve atingir todo o RS nesta quarta-feira. Estado conta com três alertas do Inmet para perigo de tempestade. A projeção do site Windy mostra como a chuva deverá avançar pelo Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile