Umidade e temperaturas em declínio estão previstos para a próxima semana na região / Foto: Milos Silveira/OC
A próxima semana terá temperaturas mais baixas e as consequências dos elevados volumes de chuva que vêm ocorrendo na maior parte do Rio Grande do Sul. As informações são do Boletim Integrado Agrometeorológico 18/2023, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Entre sexta-feira (5) e domingo (7), a passagem de uma área de baixa pressão e de uma frente fria provoca chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados e altos volumes acumulados. Em Cachoeira do Sul, o volume de chuva acumulado no período deve passar de 150 milímetros se somado com as chuvas do começo da semana.
Na segunda (8), o ingresso de uma massa de ar frio e seco afastará a nebulosidade e provocará o ligeiro declínio das temperaturas, sem possibilidade de chuva para a Região Central do Estado. Na terça (9) e na quarta-feira (10), a presença de ar frio e seco mantém o tempo firme, com temperaturas amenas em todo o Estado.
FRIO
De acordo com o Instituto Climatempo, o frio se intensificará já a partir de quarta, com mínima de 10°C e declínio gradativo da temperatura até sábado (13) e domingo (14), quando as menores temperaturas devem oscilar entre 7°C e 8°C em Cachoeira do Sul. Há previsão de retorno da chuva a partir de segunda-feira (15).
Boletim Integrado Agrometeorológico da Seapi 18/2023