Um volume descomunal de chuva atingiu Cachoeira do Sul no final da tarde desta sexta-feira (22) e deixou dezenas de carros submersos na Rua 7 de Setembro, no Centro, danos e prejuízos em estabelecimentos comerciais e diversos estragos na cidade e no interior. Em menos de uma hora, choveu cerca de 150 milímetros no perímetro urbano, conforme apontou um pluviômetro instalado numa casa da zona norte da cidade.
Na Rua 7 de Setembro, o cenário é de caos. Veículos ficaram submersos e há relatos de que a água invadiu lojas, causando danos estruturais e em mercadorias. A chuva começou logo depois das 18h30min e surpreendeu pela intensidade.
As ruas da cidade logo foram tomadas pela água. Há também relatos de alagamentos de maior volume na Rua Aparício Borges em horário de pico, quando intensa movimentação de veículos se dirigia do Centro em direção à zona norte após o término do expediente da semana.
ÁGUA DA CHUVA DERRUBA MUROS E DEIXA RASTRO DE PREJUÍZOS
Há também relatos de queda de muros em diversos pontos da cidade. No Colégio Marista Roque, a força da água derrubou uma estrutura de alvenaria. Há relatos de situação semelhante na zona norte, em bairros como Funcap e Quinta da Boa Vista, onde grandes volumes de água invadiram casas e garagens que nunca haviam sido invadidos foram rapidamente alagados.
Na Avenida João Neves da Fontoura, uma parte do muro do 13º Grupo de Artilharia de Campanha veio abaixo com a intensidade da água. A estrutura tem cerca de três metros de altura. As informações dão conta de que ninguém ficou ferido nesse episódio. A
Ainda no Centro, a gráfica do prédio da Esquina da Comunicação, no cruzamento das ruas 15 de Novembro e Andrade Neves, ficou submersa. Há também relatos de falta de energia elétrica na região e em vários outros pontos da cidade.
No interior, relatos também dão conta de queda de granizo. Casas, galpões e plantações teriam sofrido danos e prejuízos.
A reportagem tenta contato com a Defesa Civil Municipal, sem sucesso. Há relatos de que equipes já estão a campo atendendo as primeiras demandas dos estragos da chuva. Um relatório com as primeiras informações oficiais dos estragos deverá ser divulgado nas próximas horas. Uma informação parcial dá conta de que pelo menos nova casas tiveram perdas estruturais e de mobiliários por conta de alagamentos em Cachoeira do Sul.
A Rua Conde de Porto Alegre ficou submersa em razão das águas do Arroio Amorim terem subido depressa. Uma cratera se abriu no leito da via, que ficou debaixo d’água, formando uma grande fila de veículos nas imediações do Parque da Fenarroz.
CONFIRA FOTOS E VÍDEOS DOS ESTRAGOS:
Rua Ramiro Barcelos, perto do Estádio Joaquim Vidal, teve várias casas invadidas pela água com diversos prejuízos
Hospital de Caridade e Beneficência também foi invadido pela água