Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Chuva de 150 mm provoca alagamentos e água invade moradias

Força da água da chuva torrencial causou transtornos às famílias que acionaram a Defesa Civil / Fotos: Cacau Moraes

Força da água da chuva torrencial causou transtornos às famílias que acionaram a Defesa Civil / Fotos: Cacau Moraes

A chuva da madrugada e do início da manhã desta quarta-feira (19) em Cachoeira do Sul provocou alagamentos na periferia e área central da cidade. Em média, foram 150 mm, conforme medição divulgada por ouvintes do programa Cidade Aberta, da Rádio Fandango FM 102.5. No Bairro Rio Branco, por exemplo, a força da água devido ao transbordamento de uma sanga aliado ao entupimento de bueiros, invadiu moradias e foi preciso uma ação da Defesa Civil e agentes de trânsito.

O alagamento aconteceu na Rua Olímpia de Paula, entre as ruas João Trevisan e o acesso ao Beco dos Trilhos, onde a água levou um carro que estava estacionado nas proximidades. A inundação causou preocupação às famílias, porque começou na Rua Isidoro Neves da Fontoura e, após cruzar pelo pátio da Delegacia Regional de Polícia, chegou às residências.

Na região, passa uma sanga e não está descartada a possibilidade do entupimento da canalização. Além disso, conforme os moradores, os bueiros que eram para dar escoamento para água também estão tomados por entulho. Esta não é a primeira vez, que a área é alagada. Na chuvarada de dezembro do ano passado, as famílias da Rua Olímpia de Paula também enfrentaram dificuldades com a água que represou e atingiu as casas.

MAIS TRANSTORNOS NA ÁREA CENTRAL

No centro, no cruzamento das ruas Major Ouriques com a Marechal Floriano, mais uma vez a infiltração tomou conta e parte da pavimentação cedeu. A área está cercada com cavaletes. Chama atenção que há poucos meses, no mesmo local, abriu uma cratera e a Prefeitura chegou a interromper o trânsito para realizar uma obra onde passa uma sanga que atravessa a cidade.

 

CHUVA MAIS FORTE NA REGIÃO NORTE DO MUNICÍPIO

A chuva foi registrada com mais intensidade na região norte de Cachoeira do Sul. Na estrada da Forqueta, uma casa foi atingida pela água devido ao transbordamento de uma sanga.

A precipitação em algumas localidades:

– Rincão dos Kieffer – 85 mm

– Faxinal da Guardinha – 110 mm

– Forqueta – 110 mm

– Piquiri – 80 mm

– Enforcados – 132 mm

– Três Vendas – 100 mm

– Santa Bárbara – 110 mm

NÍVEL DO RIO JACUÍ JÁ PREOCUPA

O Rio Jacuí que estava estabilizado voltou a subir em Cachoeira do Sul, segundo a Defesa Civil. Medição realizada, às 7h30min, desta quarta-feira, apontou 20,50 metros, ou seja, 2,50 metros, acima de cota normal que é de 18 metros. Caso, o Jacuí chegue a 23 metros, haverá a necessidade de remoção de famílias do Bairro Cristo Rei.

 

Sair da versão mobile