Cheia do Rio Jacuí se estende para regiões ribeirinhas

Por 3 de maio de 2022

Região da Praia Nova está alagada. Fotos: Defesa Civil.

O Rio Jacuí em Cachoeira do Sul coloca em alerta a Defesa Civil do município. As chuvas dos últimos dias contribuíram para elevação do nível tanto que algumas regiões ribeirinhas estão alagadas. A preocupação é com as famílias residentes no Bairro Cristo, onde existem casas próximas ao rio.

Segundo a Defesa Civil, o Jacuí está subindo em média 7 cm por hora. A medição, às 7h30min, desta terça-feira (3) apontou 19,90 metros, ou seja, 1,90 metros acima do nível normal que é de 18 metros. Na região da Praia Nova, a água já atinge as construções do local (bares). Caso o nível do rio chegue a 22 metros, será preciso a remoção de famílias do Bairro Cristo, conforme a Defesa Civil.

Devido à inundação do Jacuí, está suspenso o serviço de balsa, que faz a travessia de veículos pesados entre a Rua Moron e a Praia Nova. Pela Ponte do Fandango está autorizada somente a passagem de veículos com até 24 toneladas. O controle é feito pela Prefeitura.

ATENÇÃO

No Estado há regiões em situação crítica como é o caso do município de Alegrete onde 2,3 mil famílias estão desabrigadas ou desalojadas. De acordo com o Climatempo, para as regiões Norte, Nordeste e Serra exite a previsão de chuvas fortes e rajadas de vento.