Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cheia do Rio Jacuí chega ao leito da Ponte do Fandango

A inundação do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul, além de alagar moradias de cerca de 170 famílias no Bairro Cristo Rei, também inunda a BR-153 na entrada da cidade e chega perto do leito da parte metálica da Ponte do Fandango que foi interditada no final da tarde desta quarta-feira (1º).

O trecho da BR-153 que está inundado fica localizado nas proximidades do viaduto do Bairro Fátima e ocorre devido ao represamento da cheia do Rio Jacuí em toda a região ribeirinha da cidade.

O Rio Jacuí nesta quinta-feira (2) deve chegar à cota de 25 metros, ou seja, 7 metros acima de seu nível normal, que é de 18 metros. A região produtora de soja, arroz e pecuária das localidades de Porteira Sete, Capão Grande, Castagnino, São Lourenço e parte do distrito de Ferreira são pontos em que está tudo alagado.

FORÇA TAREFA DA PREFEITURA PARA ATENDER AS FAMÍLIAS
As famílias atingidas pela cheia do Rio Jacuí estão sendo levadas para o ginásio Derlizão. Na manhã desta quinta-feira, 70 famílias estavam no ginásio e, não está descartada a possibilidade da Prefeitura buscar outro local, devido à inundação que avança no Bairro Cristo Rei. O 3º Batalhão de Engenharia de Combate participa da força tarefa.

O superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior salienta que neste momento é preciso se atuar com muita clareza sobre os acontecimentos, pois a desinformação e a disseminação de notícias erradas pode ser extremamente prejudicial.

BR-153 alagada

Ele explica que neste momento as equipes estão atendendo prioritariamente casos que tenham risco iminente à vida. “Vamos trabalhar para evitar danos humanos. Todos nossos esforços são no sentido de salvaguardar vidas. Sabemos que os prejuízos econômicos são muito grandes, mas nesta hora, a vida de cada um é mais importante”, observa.

Sair da versão mobile