A chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, foi agraciada com a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A honraria, proposta pelo deputado estadual Capitão Macedo (PSL), foi entregue em cerimônia no gabinete da Presidência do parlamento gaúcho na tarde desta segunda-feira (22).
Conforme o deputado Macedo, a proposição da homenagem reconhece a trajetória da policial ao longo de sua carreira. “Escolhi homenagear a delegada Nadine pela profissional extremamente qualificada, gestora focada e competente que ela é. Uma pessoa que se destaca dentro da instituição por todo o trabalho que vem realizando”, disse Macedo.
A delegada se disse emocionada com a condecoração. “Estão aqui homenageados todos os policiais e as mulheres que entraram desde a década de 1970. Eu venho na missão de representar as que vieram antes e que, firmes e fortes, fizeram com que nos mantivéssemos na instituição”, declarou.
Presente na cerimônia, o governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior, que também é secretário da Segurança Pública, lembrou que a medalha foi concedida um dia depois do Dia do Policial Civil, celebrado em 21 de abril. “É um momento de reconhecimento para toda a Policia Civil, representada neste ato pela primeira mulher a chefiar a instituição, o que traz um simbolismo ainda maior para a homenagem”, destacou.
Também prestigiaram a entrega da medalha os deputados estaduais Frederico Antunes e Franciane Bayer, o deputado federal Nereu Crispim, o representante do Comando Geral da Brigada Militar, tenente- coronel Luigi Gustavo Pereira, e o representante do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Luciano Vaccaro.
Pioneirismo como marca
Natural de Getúlio Vargas, no norte do Estado, formada em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduada em Direito Público e em Direito Sanitário, Nadine Tagliari Farias Anflor, 42 anos, é delegada desde 2004. Seu primeiro trabalho na Polícia Civil foi no município de Santo Antônio da Patrulha. Depois, atuou no sistema de plantão da corporação por dois anos.
Nadine tem marcado sua carreira pelo pioneirismo. Além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de Polícia nos 177 anos da corporação, a delegada foi a primeira coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) de todo o Estado e, por mais de seis anos, titular da Deam de Porto Alegre.
Entre 2015 e 2017, foi a primeira mulher a presidir a Associação dos Delegados de Polícia do Estado (Asdep).
O convite para assumir a chefia da Polícia veio quando Nadine era a diretora da Divisão de Assessoramento do Departamento de Polícia Metropolitana.