Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cerro Branco testa receitas sem açúcar na merenda escolar

Um projeto que nasceu fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Cerro Branco e a comunidade, a Padaria Comunitária beneficia a parcela mais carente da população, escolas e eventos sociais do Município há 14 anos. Nesta semana, mais um avanço foi dado com a aquisição de novos equipamentos para uso das equipes envolvidas na produção de alimentos e limpeza para uso individual (EPI) e coletivo (EPC). Os kits contêm jalecos, aventais, toucas e sapatos específicos para uso em áreas molhadas.

O ato de entrega dos utensílios contou com a presença do prefeito Edson Lawall, da nutricionista Aline Souto, da servidora responsável pela Padaria Comunitária, Carla Milbradt (mãe da rainha do município, Lutieli) e da ex-servidora aposentada, a merendeira Marisa de Oliveira (a Tia Marisa ou Marisinha, como é conhecida). Na oportunidade, a equipe estreou o novo uniforme com a produção de receitas sem açúcar, uma testagem que visa a sua implementação nas merendas escolares.

O prefeito destacou a importância do trabalho das merendeiras e funcionárias de serviços gerais, que desempenham “uma missão árdua” nos cuidados da alimentação de crianças e jovens nas escolas do município. Lawall também prestou uma homenagem a Marisa, que contribuiu durante três décadas com seu trabalho como servidora atuando na Emeb Augusto Schultz, na Emei Tia Clara e na Secretaria Municipal de Educação.

Aline Souto realizou a entrega dos equipamentos e passou demais instruções à equipe. Também entregou certificados da conclusão do curso de Boas Práticas de Alimentação Escolar às servidoras do Município.

MERENDA SEM AÇÚCAR

Conforme a nutricionista, a resolução nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) proíbe uso do açúcar em escolas para crianças de até 3 anos. A medida veda a compra e/ou uso de produtos com adição de açúcar para alunos da Educação Infantil – como é o caso da EMEI Tia Clara.

“Nas escolas de Educação Básica e de Ensino Fundamental a regra não é obrigatória, mas estamos testando também receitas sem ou com menos açúcar. Caso forem aceitas, podemos utilizá-las também nas merendas”, adianta Aline, que destacou os benefícios de uma dieta balanceada, evitando doenças crônicas como obesidade, diabetes, cânceres, problemas articulares e outras.

A iniciativa foi comemorada também pela primeira-dama e secretária de Educação, Stela Lawall, que se ausentou no dia para cumprir agenda em uma reunião de secretários do setor juntamente com a coordenadora pedagógica Diênifer Züge, em Arroio do Tigre.

Sobre o projeto

Fundada em 2009, a Padaria Comunitária de Cerro Branco envolve equipes de servidoras e voluntárias das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Municipal e CRAS.


Assista a um trecho da entrega dos kits de equipamentos às servidoras e voluntárias da Padaria Comunitária. Com a fala, o prefeito Edson Lawall


O espaço está à disposição da população sob pré-agendamento e é equipada com todo o aparato de cozinha industrial, incluindo cardápios, louças, ingredientes e insumos necessários para a produção de pães, bolos, cucas e outros alimentos para consumo próprio, abastecimento das escolas, eventos públicos ou a serem utilizados como fonte de renda.

EDITAL ABERTO

Está aberto o edital de chamada pública (nº 001/2023) para fins de habilitação dos fornecedores e recebimento das propostas de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para alimentação escolar.

O prazo para a entrega dos envelopes teve início no dia 15 de maio e vai até o dia 6, das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 17 horas. A sessão pública para abertura dos envelopes ocorrerá na próxima terça-feira, às 14 horas, na Prefeitura Municipal de Cerro Branco.

A medida favorece e facilita o meio de compra pública de produtos e insumos alimentícios provenientes da agricultura familiar, agroindústrias e cooperativas locais para oferta nas merendas escolares.

Sair da versão mobile