Cerro Branco pode ficar sem recurso para educação básica por contabilidade irregular

Por
Cerro Branco pode ficar sem recurso para educação básica por contabilidade irregular
CERRO BRANCO
13 de julho de 2023 - Educação básica em Cerro Branco pode ficar sem recursos / Crédito: OC/Arte/Freepik

Ao todo, 847 municípios brasileiros ainda não regularizaram suas informações contábeis e fiscais, referentes ao exercício de 2022. A lista inclui Cerro Branco. A Secretaria do Tesouro Nacional aponta “Inobservância do art. 38 da Lei nº 14.113/20”. “Não transmitiu ao SIOPE os dados do ano de 2022”, assinala a pasta sobre a pendência. Com isso, Cerro Branco pode ficar de fora do cálculo do Valor Aluno Ano Total (VAAT) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2024.

Caso o Município não regularize sua situação, não estará habilitado a receber recursos liberados pelo governo federal para investimentos na educação básica. Ou seja: Cerro Branco pode ficar sem dinheiro para educação básica, porque a habilitação é um pré-requisito para o recebimento de recursos do Fundeb.

Segundo o consultor de Orçamento César Lima, para resolver essas pendências, o gestor do município em risco precisa tomar duas providências:

O SIOP é o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Trata-se de um sistema informatizado, que suporta os processos de planejamento e orçamento do governo federal. O consultor de Orçamento tranquiliza os gestores:

Alerta

Caso Cerro Branco não consiga regularizar sua situação junto ao Siconf, que é o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do setor público brasileiro, não receberá a complementação do Fundeb referente ao VAAT, que é o Valor Anual Por Aluno Total mínimo.

Os municípios, o Distrito Federal e os estados devem transmitir os dados contábeis, orçamentários e fiscais de dois anos anteriores ao ano do exercício de referência, no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), até o dia 31 de agosto do exercício posterior a que se referem os dados enviados. Para o cálculo do VAAT do Fundeb 2023, foram consideradas as receitas de 2021.

Fonte: Brasil 61