Cerro Branco está preparando para a escolha o novo trio de soberanas. As inscrições iniciam no dia 1º de março e se encerram no dia 15 de abril. As fichas de inscrição e o regulamento estarão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Desporto, Turismo e Cultura (SMDTC).
As interessadas em participar devem ter entre 16 e 24 anos, residir no município, prestar serviços voluntários, interagir com os trabalhos propostos pela equipe da Administração Municipal e cumprir uma série de outros requisitos, conforme segue abaixo:
1) Ser brasileira;
2) Ter vínculo com Cerro Branco (ter nascido no município, residir no mesmo ou estar residindo há pelo menos dois anos);
3) Ser solteira, jamais ter sido casada, mesmo que atualmente separada ou divorciada, tampouco conviver ou ter convivido em regime de união estável;
4) Em sendo menor de 18 anos deverão os pais assinar juntamente com a candidata o Termo de Compromisso;
5) Possuir a escolaridade mínima de Ensino Médio completo ou em andamento;
6) Não ter filhos e/ou estar grávida;
7) Ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento e relacionamento condizentes ao título almejado;
8) Não estar respondendo por nenhum processo de ordem cível e criminal;
9) Ter disponibilidade de horário para cumprir o cronograma de atividades do concurso, declarando tal disponibilidade de próprio punho e, quando for o caso, com o consentimento dos pais;
10) Cumprir as obrigações constantes neste regulamento e participar dos eventos organizados pela Prefeitura Municipal e representar o município de Cerro Branco em eventos oficiais, quando solicitado;
11) Autorizar o uso do seu nome, sons, fotos e suas imagens, em todas as formas de mídia, a serem utilizadas pela Prefeitura Municipal, patrocinadores, apoiadores e/ou terceiros por ele expressamente autorizados, sem cobrança de qualquer tipo de remuneração.
Fonte: SMDTC
O evento ocorrerá no dia 13 de maio, no Ginásio Poliesportivo Bodo Rolando Weber e, após o desfile, haverá baile com a banda Os Atuais, sucesso das bandinhas do Sul.
Saiba mais
O concurso das Soberanas de Cerro Branco irá eleger uma rainha e duas princesas que assumam o compromisso e a responsabilidade de trabalhar pelo pleno sucesso do município, bem como a divulgação das potencialidades de Cerro Branco.
As vencedoras do concurso receberão o título de Rainha e Princesas de Cerro Branco condecoradas com uma faixa demonstrativa de tal título, mais valor em prêmio a ser pago após o evento. As escolhidas irão suceder a rainha Thaís Mehler Unfer e as princesas Nathana Gewehr e Juliana Haupt, escolhidas em 2019.
A coordenação e organização dos eventos e/ou atividades do concurso de Escolha das Soberanas do município é de responsabilidade da Administração Municipal. O município ficará responsável pela confecção e fornecimento do Traje Oficial da Rainha e das Princesas e por custear as despesas da Corte Soberana eleita, enquanto estiverem ocupando suas funções.
O regulamento
As candidatas participarão, obrigatoriamente, de toda a programação pré-concurso, cuja frequência será fator de avaliação pelo corpo de jurados. Ao todo, serão quatro diferentes avaliações, sendo que para cada uma delas haverá pesos e jurados diferentes:
1ª avaliação – Prova escrita sobre conhecimentos gerais, cultura e história do município – peso 30% (nota de 5 a 10);
2ª avaliação – Entrevista e teste de oralidade – peso 30% (nota de 5 a 10);
3ª avaliação – Desfile de passarela – peso 30% (nota de 5 a 10);
4ª avaliação – Votação popular pela internet, na rede social do município com peso de 10% (nesse quesito as notas serão computadas da seguinte forma: a candidata que tiver maior votação popular ganhará pontuação 10, e as seguintes por ordem de maior votação, terão suas notas 9, 8, 7, assim por diante).
O júri
Para cada avaliação haverá um corpo de jurados específico e que não poderá ter parentesco com as candidatas, atribuindo notas individuais a elas.
A nota de cada avaliação corresponderá à média das notas atribuídas pelos jurados às candidatas. A média final será calculada a partir da soma das notas de cada avaliação já multiplicadas pelo respectivo peso percentual.
Será considerada vencedora a candidata que obtiver a maior nota final. As Princesas eleitas serão as candidatas que obtiverem a segunda e terceira maiores notas finais, em sequência.
A soma das quatro avaliações será feita logo após o desfile de passarela, num ato presidido pela Comissão. Em caso de empate, será considerado como critério de desempate a maior nota da avaliação.
Desfile
Todas as candidatas à Rainha do Município usarão no desfile de passarela previsto para o dia 13 de maio de 2023, traje oferecido pelo município (vestido padrão). Outros custos serão de responsabilidade exclusiva de cada candidata, como maquiagem, cabelo e sapatos que se fizerem necessárias para o desfile.
Para maiores informações, entre em contato com a SMDTC:
Endereço: Rua Oscar Lamb, no Centro (anexo ao ginásio);
Telefone: (51) 9 9685 9562 (WhatsApp).