Crédito: Junio Nunes
O Instituto Crescer Legal apresentou nesta quarta-feira, os jovens aprendizes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural em Cerro Branco e Paraíso do Sul. Os eventos reuniram autoridades, representantes de entidades, comunidade escolar, familiares e parceiros.
Em Cerro Branco, os 26 jovens aprendizes foram apresentados em evento realizado na parte da manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Schultz. Esta já é a quarta turma no município. Em Paraíso do Sul, 20 jovens participam das atividades do curso voltado à gestão rural e ao empreendedorismo na EMEF Rodrigues Alves. O educador das turmas, André Skolaude, entregou simbolicamente o crachá do Instituto aos jovens, contratados via Lei da Aprendizagem.
Diferentemente dos jovens aprendizes das áreas urbanas, os jovens do Instituto Crescer Legal não realizam atividades nas empresas. Eles recebem salário proporcional a 20 horas semanais para participar do curso que tem como objetivo promover a autonomia, o olhar empreendedor e a reconhecer no campo, a partir de atividades teóricas e práticas no contraturno escolar, oportunidades e possibilidades para seu futuro.
Segundo o prefeito de Cerro Branco, Edson Lawall, muitos gostariam de ter a carteira assinada já aos 15 anos. “Vocês estão estudando e sendo remunerados e isso, sem dúvida, é uma motivação e também um aprendizado para administrar os recursos que recebem todos os meses. O principal objetivo do Instituto não é a renda, mas sim o aprendizado. Mas sabemos que este recurso é um fator motivador e agradecemos essa parceria que tem gerado ótimos resultados”, disse o prefeito de Cerro Branco.
As duas prefeituras, por meio das secretarias municipais de Educação, além da cedência do espaço físico nas escolas, também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes que acontece desde o início de março.
“Ficamos muito agradecidos e honrados com a presença do Instituto Crescer Legal em nosso município. É com satisfação que recebemos essa primeira turma e como é bonito ver esses jovens participando, recebendo esse aprendizado não só teórico, mas também prático. É uma oportunidade que certamente fará toda a diferença na vida desses jovens” – prefeito de Paraíso do Sul, Artur Ludwig
Iro Schünke, diretor presidente do Instituto Crescer Legal, lembrou a importância das parcerias e das associadas para o bom funcionamento dos programas. “Temos um objetivo em comum: desenvolver os jovens do campo. Aos pais, meus parabéns por proporcionarem que os filhos participem do programa. Aos jovens, meu recado para que aproveitem essa oportunidade com disciplina e com a certeza de que sim, vocês podem!”, destacou Schünke.
Aprendizes da turma de Cerro Branco
Aline da Rosa Machado
Ana Carolina Rediske
Cleison Cristiano Calisto
Diênifer Carolina Treichel
Djúli Tainá Muller
Émilly Cristhini Staffen Alves
Flaviéli Cristine Pothin da Silva
Gabriel Wagner Rodrigues
Helena Letícia Bredow
Hévellyn Letícia Hans
Jêison Francisco Pfeifer
Josias Kauã Pereira
Kévylyn Rodrigues Ramos
Leticia Graziele Preussler dos Santos
Luisa Thayná Gelsdorf
Lucas Lenhardt
Lutieli Milbradt
Maicon Mariano dos Santos
Mayara Taís Muller
Pedro Henrique Machado Schroeder
Sabrina dos Santos Bredow
Samira Alessandra Mello Gonçalves Rodrigues
Tauana Zimmermann de Bairros
Uéliton Muriel Zuge
Vitória Tainá de Oliveira
Vitória Zuge Bredow
Aprendizes da turma de Paraíso do Sul
Amelise Vitória Milbradt
Artur Gabriel Radiske Abich
Arthur Henrique da Silva
Camieli Suelem da Silva
Carol Carla Schuller
Clara Drescher Link
Eduardo Ivan Sanson
Érick Quadros Alves
Évelyn Esther Bundt
Iago Samuel Steyding
João Lucas Rodrigues Alves
Juliana Julia Abich
Luana Weise
Lutieli Soares de Menezes
Mariana Márcia Abich
Naiane Vitória Heidrich
Rafael Elias Muller
Samuel Soares
Taís Kesseler
Vitória Pereira Rodrigues