Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cerro Branco desenvolve ações de combate à estiagem

Diante da estiagem que assola o estado gaúcho, Cerro Branco tem preparado uma série de medidas para enfrentar a situação no meio urbano e rural. Com um decreto de emergência em vigor desde dezembro, o Município busca recursos e estratégias para mitigar os efeitos da seca prolongada. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SMAPMA), juntamente com a Emater-RS / Ascar de Cerro Branco, representadas pelo secretário da pasta Paulo Unfer e o engenheiro ambiental, Carlos Roberto dos Santos e pelo chefe da Emater, Hanei Bredow, estiveram em comitiva nas cidades de Passa Sete e Lagoa Bonita.

A ação objetivou a coleta de informações em municípios da região Centro-Serra que já adotam as práticas, com o intuito de aprimorar o programa de proteção de nascentes e captação de água através de fonte drenada no município de Cerro Branco.

Conforme Unfer, o conhecimento pode permitir a execução de práticas sustentáveis que visam a preservação e a manutenção de nascentes, “possibilitado que o agricultor tenha água na sua propriedade e proteja sua fonte”. “Nesta visita foi possível conhecer na prática o desenvolvimento do programa com visita in loco em algumas fontes já recuperadas e protegidas”, completa o titular da SMAPMA.

Medidas de enfrentamento

Entre as ações para o enfrentamento da estiagem no município, o prefeito Edson Lawall destaca a manutenção de nascentes, a instalação de bebedouros e a construção de fontes drenadas. As ações, elaboradas através de um esforço cooperativo entre as secretarias da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e de Obras, “são essenciais para combater a escassez de água e garantir o consumo humano e animal”, conforme acrescenta.

Plantão

Para comunicar problemas de desabastecimento de água, a população pode entrar em contato com o Plantão da Água: (51) 3725 1326 (disponível 24 horas de segunda-feira a sexta-feira e sobreaviso no fim-de-semana).

Outras informações podem ser repassadas via a secretaria de Agricultura no (51) 3725 1255 ou a de Obras pelo (51) 9 9534 9549.

Sair da versão mobile