Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cerro Branco busca recursos para combater efeito da estiagem

O deputado estadual Adolfo Brito articula recursos para 32 comunidades da Região Central em razão da estiagem. A lista inclui demanda entregue por representação municipal de Cerro Branco.

A audiência de uma hora contou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, o chefe de Gabinete da Defesa Civil Nacional, Wesley Felinto, e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares, Daniel Fortunato.

Brito apresentou pauta para atendimento de 11 municípios atingidos pela estiagem no Rio Grande do Sul, cujos pedidos haviam sidos encaminhados ao Gabinete, incluindo a solicitação de Cerro Branco.

Os onze municípios que solicitaram apoio foram Arroio do Tigre, Candelária, Cerro Branco, Herveiras, Jacuizinho, Lagoão, Morrinhos do Sul, Passa Sete, Riozinho, Segredo, Tunas e Vale do Sol.

Com a solicitação, poderão ser beneficiadas 1.874 famílias.

Os recursos pleiteados são para perfuração de poços artesianos e implementação de redes d’água na área rural. O montante para atender aos pedidos chega a R$ 8 milhões.

O ministro e sua equipe recepcionaram o deputado Brito e deverão analisar a solicitação com possibilidade de atendimento, uma vez que, segundo o ministro, as referidas demandas se enquadram no perfil do programa que está em fase de elaboração por parte do Governo Federal, visando basicamente a contemplar pequenas comunidades rurais.

Sair da versão mobile