Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cerro Branco: “Abril Azul” mobiliza atendimento a alunos com necessidades especiais

Crédito: Gabriel Rodrigues

Abril é colorido de azul devido à campanha de conscientização mundial sobre o autismo. Alunos com transtorno do espectro autista (TEA), bem como outras condições específicas, requerem uma atenção especial, sobretudo no âmbito educacional. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) conta com a Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), criada para atender alunos com necessidades especiais de aprendizagem, transtornos ou com deficiências no desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional que influenciam na aprendizagem integral dos estudantes.

O departamento é responsável por receber alunos encaminhados pela escola que estão matriculados e pelos professores. É preenchida uma ficha com a descrição do desenvolvimento do aluno e encaminhada à SAEE. A família também recebe acompanhamento dos profissionais.

Atendimento

O atendimento funciona no turno imerso às aulas e é agendado com atendimento de aproximadamente uma hora do profissional da área que necessita de apoio.

As profissionais de diferentes áreas de atuação, incluindo psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia, realizam avaliações dos alunos a cada seis meses nas turmas das escolas municipais e estadual junto ao professor.

Dessa forma, prestam acompanhamento e encaminhamento para a SAEE ou para outros núcleos de atendimento especializado, bem como através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em casos que o aluno necessita de um laudo para neuropediatra.

A equipe

São três profissionais que atuam na SAEE – a psicóloga Michele de Barros Correa, fonoaudióloga Marcela Forgiarini Morisso e a psicopedagoga (ex-servidora), Andréa Aparecida de Carvalho Wagner.

O núcleo é coordenado pela secretária de Educação, Stela Lawall, pela coordenadora pedagógica Diênifer Züge, com apoio das direções das escolas do Município e Estado.

Escola de Pais

Está previsto pela SME para este ano a criação de um grupo de apoio para pais e responsáveis de alunos, chamado Escola de Pais.

As reuniões serão conduzidas pela psicóloga titular, onde serão abordados temas relacionados à escola, família e comunidade, com o objetivo de dar suporte e auxiliar em problemas do cotidiano.

Contato

Endereço: adjunto ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), nº 570, na Avenida Doze de Maio – Centro; Telefone: (51) 3725 1190.

Sair da versão mobile