O governador Eduardo Leite participou, nesta quinta-feira (22), da abertura oficial da Colheita do Arroz, em Capão do Leão. A celebração ocorreu na sede da Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado.
A cerimônia de abertura integra uma programação que vai até sexta-feira (23) e conta com mais de 150 expositores e 50 vitrines tecnológicas. O governador e o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, acompanhados de outras autoridades, participaram de momentos simbólicos – como a passagem da colheitadeira e o ato de descarga dos grãos no silo.
Leite disse que a cerimônia celebra não só a abertura da colheita, mas a superação das dificuldades impostas pelo clima nos últimos anos. “Estamos celebrando também a expectativa de uma grande safra para o Rio Grande do Sul em 2024, algo muito importante, já que nossa nossa economia é vinculada a esses resultados”, destacou.
O Rio Grande do Sul é líder nacional no ranking de produção de arroz, respondendo por cerca de 68% do que é produzido no Brasil e exportando para mais de 65 países. Foram 900.203 hectares de área semeada com arroz na safra 2023/2024 – o que significou um aumento de 7,17% em relação ao período anterior. Para esta safra, a estimativa é de 7,3 milhões de toneladas produzidas.
Leite discursa na Abertura da colheita do arroz 2024
Leite ressaltou que o governo vai seguir trabalhando para apoiar os produtores e frisou a importância da pesquisa no setor. Mais de 65% das cultivares utilizadas pelos produtores de arroz do Rio Grande do Sul são obtidas a partir do trabalho do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), que deverá ser fortalecido.
“Vamos atuar para dar ainda mais espaço e condições, para quem empreende no campo, com tecnologia e pesquisa. Desde que equilibramos as contas, estamos trabalhando em uma reestruturação do Irga, a qual esperamos apresentar em breve. Reconhecemos a importância do instituto e a necessidade de sua valorização”, disse.
Feltes enfatizou a qualidade da produção de arroz no Estado. “O setor orizícola representou, na última safra, a consolidação de todos os esforços. Isso certamente se repetirá agora, com um custo de produção menor, uma grande produtividade e a colheita de um produto de excelência”, afirmou.
A Abertura da Colheita do Arroz é um evento realizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS). O patrocínio é do Irga e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI
Leia mais notícias sobre “RURAL” CLICANDO AQUI