Centro de Triagem para Covid-19 recebe reforço na estrutura

Por 3 de abril de 2020

 

 

Reforço nas instalações aconteceu no início da tarde desta quinta-feira. Fotos: Divulgação

 

O Centro de Triagem, localizado no pátio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para orientar e encaminhar os pacientes, que apresentarem sintomas gripais para tratamento, recebe reforço em sua estrutura devido à queda de temperatura.

Na tarde desta sexta-feira (3), uma equipe da Defesa Civil proporcionou melhores condições de trabalho à equipe médica. A temperatura pela manhã bateu em 15 graus e, com o vento, a sensação térmica chegava a 12 graus. Para os próximos dias, a previsão é de 11 graus no início da manhã, conforme o Climatempo. À tarde, no entanto, as temperaturas terão elevação podendo chegar entre 26 e 29 graus.

A central de atendimento tem barracas do Exército e da iniciativa particular. O objetivo é evitar movimentação junto às unidades sanitárias e também no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). O setor de triagem funciona partir das 9h em sistema 24h. Cumpre protocolo onde é observada, por exemplo, a necessidade de internação e, neste caso, o paciente é encaminhado ao (HCB).

 

  • Central de Triagem

Todos os pacientes do SUS e convênios com síndrome gripal (tosse, febre, falta de ar) devem se dirigir ao Centro de Triagem, localizado em uma estrutura anexa à UPA. Casos mais simples continuarão a ser tratados no domicílio ou Posto de Saúde/ESF.

  • UPA

Continua atendendo os casos de urgência/emergência e a demanda verde e azul do HCB. Não atende pacientes com síndrome gripal, exceto de crianças de 0 a 12 anos.

  • HCB

Atende casos respiratórios mais graves encaminhados pelo Centro de Triagem. Também  urgências e emergências graves do Samu, Bombeiros e encaminhados pela UPA. Os casos de síndrome gripal que procurarem diretamente o Hospital, bem como urgência/emergência classificados como verde e azul, serão direcionados para o Centro de Triagem e UPA, conforme o caso.

Central de Triagem

O que é?

– Espaço para atendimento inicial de todos os pacientes do SUS e convênios com síndrome gripal (tosse, febre, falta de ar) de Cachoeira do Sul.

Como vai funcionar?

– Ininterruptamente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e higienizadores.

Qual é o horário de funcionamento?

– 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Quantos profissionais estarão trabalhando na triagem?

– 1 médico, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem

Quem deve procurar a triagem na UPA?

– Devem procurar a Central de Triagem os pacientes do SUS e convênios com síndrome gripal (tosse, febre, falta de ar). Casos mais simples continuarão a ser tratados no domicílio ou Posto de Saúde/ESF e devem reforçar o isolamento social.

IMPORTANTE

Dúvidas sobre os sintomas podem ser tiradas pelos telefones:

51-999058016, 51-995497660, 51-996536587, 51-996484917, 51-980370231 e 51-998969208.