Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Centro de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo é inaugurado em Cachoeira do Sul

Com a presença do diretor do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Pericles Stehmann Nunes, o Centro Macrorregional de Referência (CMR) em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) de Cachoeira do Sul foi inaugurado nesta sexta-feira. Como parte do Programa TEAcolhe, o centro oferecerá retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes de saúde, educação e assistência social dos municípios no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

São cinco profissionais, três deles com formação específica em autismo, atuando na qualificação e na organização das redes locais de apoio no atendimento ao TEA na macrorregião de saúde dos Vales, com um total de 63 municípios. “Cada município tem sua conformação a partir da demanda. Alguns possuem a rede de atenção e cuidado mais estruturada do que outros. Assim, o trabalho do CMR será potencializar essas redes e sua articulação a partir da qualificação profissional ”, explicou a especialista em saúde da Política Estadual de Saúde Mental da SES, Fernanda Barreto Mielke. “Sabemos que o deslocamento por longos percursos é uma realidade vivenciada pelas famílias em busca do atendimento qualificado. A ideia é apoiar para que recebam esse atendimento de qualidade o mais próximo possível, em seu território”.

Também se busca qualificar o atendimento às pessoas com autismo, construindo, com apoio das equipes de cada município, projetos e intervenções que atendam às diferentes necessidades de cada realidade, fortalecendo os vínculos e o atendimento. “Entendemos que a qualificação profissional é uma importante necessidade no tema, destacada, também, pelas famílias”. Ela reforça que o foco do programa não é somente na área da saúde, abrangendo a educação e assistência social”.

O Programa Te Acolhe

A Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA), também chamada de programa TEAcolhe, tem o objetivo de qualificar o atendimento no tema do autismo, sensibilizar a sociedade quanto à inclusão da pessoa com autismo e da família e horizontalizar o atendimento multiprofissional integrado à pessoa com autismo e à família.

Será fortalecida a estrutura existente nos municípios com a criação de 30 Centros Regionais de Referência (CRR), responsáveis pelo atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, e sete centros macrorregionais, voltados para qualificar os profissionais das diferentes áreas que atuam com o autismo. Além do CMR de Cachoeira do Sul, já foi inaugurado o de Santa Rosa.

A ideia é garantir e atender às necessidades específicas das pessoas com autismo, possibilitando o seu desenvolvimento pessoal e a sua inclusão social com atendimento integrado e qualificado em qualquer local onde buscarem apoio.

Sair da versão mobile