Centro de Combate à Covid tem dia para encerrar atividades

Por 26 de julho de 2021

A sexta-feira será o último dia de operações do Centro de Combate à Covid-19, instalado junto ao CTG Os Gaudérios para atender pessoas com sintomas leves de síndrome gripal e suspeita de contágio com a doença.

O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal da Saúde dois meses depois de criar o centro (aberto à população em 27 de maio) com a proposta de desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do volume de consultas advindo da disseminação do coronavírus em Cachoeira do Sul.

Ao todo 1.408 assistências foram prestadas neste período, entre consultas, coleta de exames e reconsultas.

Depois de um recorde de procura de 105 atendimentos/dia no expediente de abertura, em 27 de maio, o centro chegou a registrar, na sexta-feira passada, somente 8 atendimentos/dia.

Esta última semana, a unidade funcionará das 13 horas às 17 horas pois a pasta já havia registrado a queda na procura pelo turno da manhã.

O fechamento das atividades, paralelamente a redução na incidência da Covid-19 tanto no volume de pacientes em tratamento domiciliar como em internações no Hospital de Caridade e Beneficência, leva em consideração também a economia de horas extras determinada pela Administração Municipal.

A partir de agora, explica o secretário da saúde Marcelo Figueiró, a demanda passa a ser integralmente absorvida pela UPA, que também já comemora redução em todos seus números relacionados à doença.