Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

CELETRO adere ao Programa Energia Forte no Campo

Banco de regulador instalado pela CELETRO em Linha Palmeira, no interior de Candelária, está entre os investimentos executados no âmbito do Programa Energia Forte no Campo / Crédito: Divulgação CELETRO

Banco de regulador instalado pela CELETRO em Linha Palmeira, no interior de Candelária, está entre os investimentos executados no âmbito do Programa Energia Forte no Campo / Crédito: Divulgação CELETRO

A Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí Ltda (CELETRO) aderiu à quarta fase do Programa Energia Forte no Campo, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura. Trata-se de um recurso para investimentos em melhorias na qualidade da energia distribuída e expansão de redes de eletrificação trifásicas no meio rural.

De acordo com o gerente operacional da CELETRO, engenheiro eletricista Renan Busatto, o plano de aplicação dos recursos financeiros prevê o recabeamento de duas redes troncais para ampliação da oferta de energia a municípios nas regiões Central e Centro-Serra atendidos pela Cooperativa.

Uma dessas frentes vai atender os municípios de Passa Sete, Segredo e Lagoão. Serão 15,54 quilômetros de rede troncal que vão beneficiar 1.056 consumidores rurais nos três municípios.

A outra rede troncal prevista no plano de investimentos ampliará a oferta de energia aos municípios de São Sepé, Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e Lavras do Sul. Os 5,845 quilômetros de redes irão beneficiar 984 consumidores rurais.

Também estão contemplados no plano de investimentos da CELETRO no âmbito da quarta fase do Programa Energia Forte no Campo, investimentos em equipamentos especiais, recondutoramento de redes, complementação de fases, instalação de transformadores e reguladores de tensão. Fazem parte dessa frente de investimentos localidades rurais dos municípios de Novo Cabrais, Arroio do Tigre, Candelária, Santa Maria, Rio Pardo, Cerro Branco e Sobradinho.

O investimento total previsto é de R$ 4.089.178,04, com contrapartida de 80% da CELETRO (valor este que poderá ser financiado junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE) e 20% do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Na quarta fase do programa, nove cooperativas de eletrificação do Rio Grande do Sul se habilitaram e assinaram contratos com o Governo do Estado. A CELETRO foi a primeira contemplada com os recursos do Programa Energia Forte no Campo e já deu início às obras, cujo prazo de execução é de dez meses.

O PROGRAMA ENERGIA FORTE NO CAMPO

O Programa Energia Forte no Campo é uma iniciativa conjunta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), BRDE e Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs). O edital referente à abertura do processo de seleção de projetos foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 4 de agosto de 2023.

Desde 2019, o programa tem beneficiado centenas de famílias de pequenos produtores, possibilitando o desenvolvimento dessas localidades. “A qualificação das redes de distribuição de energia elétrica fortalece a capacidade produtiva desses produtores, refletindo positivamente sobre a renda e a receita do Estado e municípios”, pontuou a titular da Sema, secretária Marjorie Kauffmann.

Sair da versão mobile