O Celeiro de Ases empatou por 1 a 1 com o Grêmio, nesta tarde de sábado (15/07), no jogo de ida da final do Gauchão Sub-17. Ricardo Mathias marcou o gol colorado no confronto, disputado no CT de Alvorada. Agora, o campeão estadual será definido no próximo sábado, às 15 horas, em Eldorado do Sul. Nova igualdade levará a decisão para os pênaltis, enquanto triunfo simples garante taça ao vencedor.
Domínio colorado
A partida começou bastante equilibrada – e aberta – em Alvorada, com os dois times apostando no corredor esquerdo para chegar ao ataque. De parte do Inter, esse era o lado ocupado pelo veloz Guilherme Bahia, enquanto os visitantes forçavam jogo entre o lateral Pedro Gabriel e o meia Barbosa, a quem pertenceu a primeira chance do embate. De fora da área, após costurar pelo corredor central de ataque, o atleta finalizou pela linha de fundo, com perigo.
O Inter respondeu pelo alto. Após escanteio batido fechado por Gabriel Carvalho, da esquerda, Gabriel Ramos surgiu na primeira trave e desviou de casquinha. Dentro da pequena área, Pedro Gabriel afastou o perigo. Os visitantes deram o troco com Jeffinho. Na altura da marca do pênalti, o camisa 10 dos azuis teve espaço para definir de canhota, mas exagerou na força.
De alto nível, o jogo parecia pronto para punir quem cometesse o primeiro erro. E quem errou foi o Grêmio. Após recuo equivocado de Alysson, a bola correu mais do que a dupla de zaga visitante, mas não superou a velocidade de Ricardo Mathias. Dentro da área, o centroavante dominou junto ao pé direito e, sem oferecer chance de reação do goleiro, bateu forte. Rasteira e cruzada, a bola morreu nas redes.
Depois do gol, o Inter assumiu as rédeas da partida, e o 2 a 0 só não chegou por teimosia. Primeiro, Gabriel Carvalho foi garçom de Allex, que infiltrou na área rival e, de bate-pronto, tirou tinta do poste. Quase! Depois, o próprio Gabriel invadiu a área a dribles, pedalou na frente do goleiro e tentou a assistência para Ricardo Mathias. O centroavante foi antecipado, no último instante, pela zaga adversária.
A minutos do intervalo, Gabriel Carvalho teria outra chance clara, mas interrompida por duvidoso impedimento. Já o Grêmio apostou no arremate de longa distância, mas o chute de Zortéa, fraco, parou nas mãos de Henrique Menke. Com dificuldades para jogar, o rival começou a abusar das faltas. Nem o antijogo, porém, impediu Guilherme Bahia de entortar o marcador e, na última chance do primeiro tempo, acertar a rede (do lado de fora).
Rival encontra o empate
Tão logo o jogo foi reiniciado, o Inter voltou a atacar. Após escanteio cobrado curto, Gabriel Carvalho levantou na área para Evertow, que cabeceou por cima. Dando continuidade ao roteiro da etapa inicial, o Celeiro criou mais duas chances claras antes dos cinco minutos.
Depois de novo erro na saída de jogo gremista, Ricardo Mathias deixou o zagueiro no chão e abriu o jogo para Gabriel Ramos, que invadiu a área livre e finalizou por cima. Depois, Allex levou o Inter ao ataque e deixou com Bahia, que dominou na esquerda, driblou o marcador e soltou a bomba. João Victor salvou.
O goleiro adversário também operou um milagre diante de cabeceio de Allex, que recebeu de Gabriel Ramos e desviou no contrapé do goleiro. A bola ainda resvalou na zaga antes de ser defendida com o pé. Inoperante no ataque, o Grêmio passou pelas duas primeiras substituições da tarde: Riquelme, artilheiro do Gauchão, e Artur Júnior entraram nas vagas de Barbosa e Zortéa.
O técnico Eder Moraes também realizou troca dupla no Celeiro de Ases. Ricardo Mathias e Gabriel Carvalho foram sacados, Rodriguinho e Gustavo Lima entraram e o Clube do Povo seguiu agressivo, especialmente nos contragolpes. A partir de então, vale sublinhar, Gabriel Ramos assumiu o comando do ataque alvirrubro.
Mais duas alterações foram processadas no Grêmio, ambas no ataque, que recebeu os acréscimos de Emerson e Acácio. Ofensivo, o adversário finalmente começou a incomodar. Infelizmente, poucas chances foram necessárias para o empate, que chegou dos pés de Acácio. O camisa 22 aproveitou cruzamento rasteiro de Alysson, que invadira a área pela direita, e completou em direção ao gol aberto.
Na reta final, cada time teve mais uma chance. A do Inter foi finalizada por Gustavo Lima, em contra-ataque rápido armado por Rodriguinho. João Victor salvou. Para o Grêmio, quem assustou foi Acácio. Pela direita da área, o rival tentou surpreender Henrique Menke com cobrança de falta fechada. No alto, o goleirão colorado espalmou por escanteio.
Ficha técnica:
Internacional (1): Henrique Menke; Rizzardi, Evertow, Esley e Kauã Barbosa; Bernardo, Allex (Paulo Jefferson), Gabriel Carvalho (Gustavo Lima) e Guilherme Bahia (Eduardo); Ricardo Mathias (Rodriguinho) e Gabriel Ramos. Técnico: Eder Moraes.
Grêmio (1): João Victor, Vitor Ramon, Fred, Lucas Berruti e Pedro Gabriel; Zortéa (Artur Júnior), Camilo, Barbosa (Riquelme), Jeffinho (Acácio) e Alysson (Gabriel Passos); Guga (Emerson Azevedo). Técnico: Ruimar Kunzel.
Gols: Ricardo Mathias (I). Acácio (G).
Cartões amarelos: Gabriel Carvalho, Allex, Evertow e Paulo Gustavo (I). João Victor, Zortéa e Alysson (G).
Arbitragem: Cristiano Moreira da Silva, auxiliado por Elissandro dos Santos e Jonathan Oliveira de Fraga.
Local: CT de Alvorada