A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Cachoeira do Sul divulgou nota a favor da posição da Federação das Associações Gaúchas do Varejo (Federação AGV) em sua manifestação sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 (dias dias de trabalho por um de descanso).
“Assim como a Federação AGV, acreditamos que o Brasil ainda não está preparado para adotar essa mudança sem comprometer a sustentabilidade e a competitividade dos pequenos e médios negócios, em especial no setor de comércio e serviços”
trecho da nota da CDL de Cachoeira
Segundo a nota da CDL de Cachoeira do Sul, a redução da jornada de trabalho, proposta pela PEC 6×1, pode causar “impacto significativo” nas operações das empresas, resultando em “maior informalidade, elevação de custos operacionais e aumento dos preços finais ao consumidor”. “Além disso, a alteração na escala de trabalho implica uma redução das contribuições previdenciárias e um enfraquecimento da produtividade nacional, elementos essenciais para o desenvolvimento econômico do país”, completou a divulgação da entidade.
Ainda de acordo com a CDL, para a evolução da economia brasileira em condições adequadas “para esse tipo de transformação”, é necessário um ambiente econômico mais “robusto e políticas de produtividade alinhadas com a realidade dos pequenos empreendedores, que já enfrentam inúmeros desafios”.
“Assim, a CDL reforça seu apoio à Federação AGV e ao presidente Vilson Noer, defendendo a necessidade de uma discussão madura e responsável sobre o impacto da PEC 6×1 na economia brasileira”
trecho da nota da CDL de Cachoeira