17.8 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 29 outubro, 2020 - 19:08
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cavalos encantam e ensinam o respeito aos animais

man riding on back of horse

Os laços entre a região de Cachoeira do Sul e os cavalos são antigos e estão cada vez mais estreitos. Estes grandes animais encantam por sua singularidade, sendo que compreender e respeitar a personalidade de cada um destes animais é muito importante por quem os monta. A relação entre o homem e o cavalo é estabelecida por meio da confiança e respeito mútuos e é justamente com estas bases que Cachoeira do Sul se destaca no cenário nacional.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cavalos são animais pacíficos. Apesar do tamanho e porte, a ideia de que são agressivos encontra-se na falta de convivência com estes gigantes. A verdade é que são animais sociais e, quando livres na natureza, têm o costume de viver em manadas e manifestar suas emoções espontaneamente, sem fazer uso de violência. É muito comum ver um cavalo fugindo, ao invés de lutando contra uma ameaça, mas se ele se sentir acuado poderá reagir com coices ou mordidas. Portanto, o ato de domar um cavalo é estabelecer a confiança e a comunicação entre ele e os seres humanos.

three assorted-color horses standing on green grassPor seu porte e elegância, os cavalos são muito bem-sucedidos nas modalidades esportivas, principalmente nas corridas de cavalos. O esporte começou na Inglaterra e foi iniciado no Brasil em meados do século XIX. Com animais fortes, resistentes e capazes de alcançar altas velocidades, as corridas são até hoje muito populares, mas não são de fácil condução.

Existem algumas especificações que devem ser observadas para assumir o cargo de jóquei, dentre elas pesar no máximo 48kg e ter uma altura de 1,50m. Isso sem contar o preparo físico, que deve ser tão bom quanto o preparo físico do cavalo a ser montado, ou seja, é um trabalho em equipe. Como o porte característico do brasileiro não se encaixa facilmente nestas proporções, resta aos entusiastas acompanhar as corridas sem montar, o que também é muito interessante.

Para os que ficam com a sensação de querer participar mais a fundo, podem recorrer às clássicas alternativas que envolvem o universo dos jóqueis e tentar a sorte em sites como a casa de apostas Betfair, onde é possível acompanhar corridas de cavalo e outros esportes no mundo todo. As especificações, no entanto, também são aplicadas aos cavalos: os animais que serão selecionados às competições devem demonstrar capacidade atlética, boa disponibilidade às ordens do montador e reação majoritariamente positiva às dificuldades que, certamente, encontrará durante as provas. Por isso, trabalhar a confiança mútua e o controle emocional de ambos os atletas é fundamental.

woman attempting to touch horse's face under tall tree during daytime
A criação de cavalos, além de ser um hobby para muitos, tem se mostrado uma excelente fonte de negócios no Brasil, terceiro no ranking mundial do ramo. Em 2018, a indústria da equinocultura movimentou cerca de 16 bilhões de reais, conforme reporta o jornal Correio Braziliense, e movimenta por volta de 3,2 milhões de empregos, superando a indústria automotiva. Além disso, é inevitável falar de cavalos no Rio Grande do Sul sem falar sobre a inspiração artística. Em agosto deste ano foi exibido o primeiro episódio da série “Em Busca do Cavalo Crioulo”, produzida pelo fotógrafo Fagner Almeida.

As expectativas de mercado para este nicho são positivas, mas o maior legado que os cavalos deixam ao homem é a importância de respeito entre eles. Animais sensíveis, os cavalos impõem respeito a quem se aproxima, ao mesmo tempo em que encantam com sua leveza e afeto àqueles que elegem como de confiança. A parceria entre o homem e o animal, independente de qual seja, deve ser justamente essa.

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região