Causa animal é pauta do “Passando a Limpo”

Por 28 de julho de 2021

A causa animal tem uma defensora ferrenha que vem tendo destaque com sua atuação em Cachoeira do Sul. Sempre despertando atenção para a pauta, a primeira-dama Vanessa Simon foi a convidada especial da edição desta quarta-feira no programa “Passando a Limpo” da Fan FM 96.5 com a apresentação do jornalista Cristiano Limão.

Juntamente com o coordenador do Centro Municipal de Proteção Animal, Renier Paschoal, a primeira-dama lembrou da visita do prefeito de Cerro Branco, Edson Lawall, acompanhado da primeira-dama e secretária da Educação, Stela Lawall. O encontro ocorreu na semana passada com o objetivo de conhecer o trabalho que é realizado em Cachoeira do Sul a respeito da causa animal, especialmente sobre o Cempra e a Lei de sua criação. De acordo com Vanessa e Paschoal, Cerro Branco deverá usar a Lei do Cempra como modelo.

Além disso, o prefeito de Cerro Branco formalizará uma proposta de convênio entre os municípios para a implantação de um Centro de Bem Estar Animal nos moldes do Cempra.

Com respaldo do prefeito José Otávio Germano e da primeira-dama, as atividades ligadas com a causa animal estão concentradas na fiscalização e qualidade de vida. A lista de resultados indicados por Vanessa inclui a reestruturação do Cempra, a ampliação do número de castrações, a aquisição do castramóvel e a intensificação das ações de fiscalização em via pública, com a ajuda da Brigada Militar. “Atendemos denúncias todos os dias, sem contar as questões que a Brigada verifica pelo sistema de câmeras de monitoramento da cidade”, relatou ainda o coordenador do Centro de Proteção Animal.

As novas ações Cempra englobam a notificação dos proprietários e chipagem de todos os animais que são encontrados amarrados em locais públicos – como trevos, calçadas e canteiros. Inicialmente, será uma abordagem em forma de aviso, mas a reincidência acarretará no recolhimento do animal.

Os animais usados em tração também serão cadastrados e chipados para maior controle nas ações de fiscalização.

Educação

Uma comitiva vem visitando educandários de Cachoeira do Sul com cartilha de incentivo à proteção animal. De acordo com a primeira-dama, a ideia é pedir que as crianças ajudem a cuidar dos animais e levem a mensagem aos pais. “Os bichos não sabem falar e não conseguem nos dizer quando estão cansados, com dor ou com frio. Por isso precisamos da ajuda de cada um para garantir os cuidados com eles”, frisou Vanessa.

A cartilha entregue aos estudantes foi doada pela Assembleia Legislativa através do presidente, Gabriel Souza. Com abordagem a assuntos diversos ligados à proteção animal, a peça trata do tema de forma lúdica e com uma linguagem apropriada à faixa etária.

“Passando a Limpo”

O programa vai ao ar pela Fan FM nas segundas-feiras, quartas-feiras e sexta-feiras, das 18 horas às 19 horas.