Casos de golpe caem em outubro no RS, mas ainda chegam a 180 por dia

Por
Casos de golpe caem em outubro no RS, mas ainda chegam a 180 por dia
POLÍCIA
17 de novembro de 2024 - Golpes no RS: Polícia Civil lista uma série de dicas para que os cidadãos póssam se proteger de crimes de estelionato / Arte: Portal OCorreio/OC

O Rio Grande do Sul contabilizou uma média de 180 golpes por dia em outubro, totalizando 5.596 casos ao longo do mês. Apesar do número elevado, houve uma redução de 27,5% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 7.721 casos, ou 249 ocorrências diárias. Os dados são da Polícia Civil, que destaca a predominância de crimes cometidos no ambiente digital.

Golpes como mensagens de SMS e WhatsApp com falsas ofertas e links maliciosos lideram as estatísticas. Ao interagir com os conteúdos, as vítimas frequentemente acabam repassando informações pessoais ou realizando transferências financeiras que beneficiam os criminosos.

Modus operandi diversificado

Além das abordagens digitais, outros golpes ainda utilizam métodos físicos. Um exemplo é o uso do dispositivo conhecido como “chupa-cabra” em caixas eletrônicos, que retém o cartão bancário da vítima. Com o auxílio de cartazes falsos, os estelionatários induzem a vítima a telefonar para um número de atendimento fraudulento, facilitando o acesso a dados e valores.

A redução nos casos de estelionato ocorre após dois anos de alta. Em 2021, foram 7.012 ocorrências no mês de outubro, subindo para 7.378 em 2022. Segundo a Polícia Civil, investimentos em tecnologia, softwares de investigação e treinamento especializado têm contribuído para a queda nos números.

Prevenção contra golpes e alerta aos cidadãos

A Polícia Civil reforça a importância de se adotar práticas seguras para evitar golpes. Confira as principais orientações:

  • Cuidado com ofertas tentadoras: desconfie de promessas de lucro fácil ou vantagens fora do padrão.
  • Evite interagir com desconhecidos: links e mensagens suspeitas podem conter armadilhas.
  • Converse com pessoas de confiança: familiares, amigos ou até o gerente do banco podem ajudar a identificar um possível golpe.
  • Cheque boletos e sites: ao imprimir segundas vias ou realizar compras online, verifique a autenticidade das páginas.
  • Proteja seus aplicativos: habilite a verificação em duas etapas no WhatsApp e em outros apps sensíveis, como os de banco.
  • Desconfie de preços baixos em locações: em aluguéis de imóveis, certifique-se de que o proprietário é legítimo e evite depósitos antecipados.

Como agir em caso de golpe

Se você for vítima de estelionato, registre a ocorrência na Delegacia Online ou presencialmente em uma delegacia da Polícia Civil. Informações detalhadas sobre os criminosos podem auxiliar nas investigações.

A diminuição dos casos é um avanço, mas os números mostram que a prevenção ainda é a melhor arma contra os golpes, que continuam a atingir milhares de gaúchos mensalmente.

Como denunciar

Caso seja vítima de algum golpe ou perceba que uma página ou perfil está disseminando notícias falsas, registre o fato na Polícia Civil. Só assim será possível investigar os crimes e chegar aos responsáveis.

A comunicação pode ser feita por meio dos números 197181 ou no (51) 98444-0606. Também é possível registrar ocorrência presencialmente em qualquer delegacia ou pelo site da Delegacia Online.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL