Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Caso das Diárias: Castelo escondeu já saber que não haveria audiência

O vereador Noeli Castelo (PSB) pode até mesmo perder seu mandato conforme andamento de processo administrativo solicitado para apurar possível falta de decoro parlamentar. O requerimento – assinado pelo vereador Itamar Luz (PSDB) – cita o envolvimento de Castelo com dois atos no exercício do seu mandato. O primeiro seria a solicitação feito por Castelo de cópia apenas de pedidos de diárias dos vereadores e assessores, sem solicitar cópia dos relatórios de viagem com a documentação comprobatória das diárias. Ainda de acordo com Luz, o vereador do PSB fez análise superficial em três dias dos pedidos “concluindo de forma apressada que existia irregularidade” em 54 solicitações de diárias. Além disso, Castelo divulgou os dados “sem que tivesse analisado com profundidade cada caso pela Casa, como acontecera com diária dele, expondo vereadores e assessores desta Casa de forma leviana e irresponsável”.

Vereador comentou sobre caso na sessão desta segunda-feira (25) / Foto: OC

Outro apontamento que justificaria a abertura do processo administrativo seria a solicitação de diária feita por Castelo para participar de audiência do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) que trataria sobre questões relacionadas à fiscalização de Centro de Formação de Condutores (CFC) de Cachoeira do Sul no dia 14 de dezembro de 2018. No entanto, Castelo “confessou que antes do pedido e da viagem já sabia que não seria atendido pela autoridade máxima do órgão, mas sim no setor de atendimento ao cliente – SAC, tendo omitido esta informação em seu pedido de diária”.

O pedido pela abertura do processo administrativo passa a ser analisado pela Câmara.

Na sessão desta segunda-feira (25), Castelo comentou sobre o caso. “Foi uma armação que fizeram. Fui iludido pelo meu assessor (Alessandro Ferrony). Eu jamais vou prejudicar algum colega”, argumentou. “Sou de família pobre… Humilde… Sincero com todo mundo”, completou o parlamentar.

Ferrony pediu exoneração do cargo no começo do mês.

Sair da versão mobile