Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Casinha de cães incendiada junto à ponte do Arroio Capané tem final feliz

Antes e depois: ao contrário de quem se prestou a atear fogo em casinha de cachorro por pura maldade, houve quem se comoveu e repôs uma ainda melhor para os animaizinhos que são abandonados na Estrada do Geribá / Fotos: Angela Mallmann Ilha / Fabio Rodrigues

Antes e depois: ao contrário de quem se prestou a atear fogo em casinha de cachorro por pura maldade, houve quem se comoveu e repôs uma ainda melhor para os animaizinhos que são abandonados na Estrada do Geribá / Fotos: Angela Mallmann Ilha / Fabio Rodrigues

Um episódio triste, que expõe o quanto a maldade não tem limite para determinadas pessoas, teve um final feliz neste começo de semana no interior de Cachoeira do Sul. Uma casinha de cachorro construída para abrigar animais abandonados nas imediações da ponte sobre o Arroio Capané, na Estrada do Geribá, foi incendiada em ato de vandalismo e o caso logo teve forte repercussão nas redes sociais. Felizmente, a bondade de pessoas comprometidas com a causa animal resultou na reconstrução de uma casinha ainda melhor no mesmo local.

Apaixonada pela causa animal, a policial civil Angela Mallmann Ilha expôs o caso nesta segunda-feira (26) nas redes sociais. Ela passava pela Estrada do Geribá e flagrou a cena.

Angela fotografou e, indignada, postou em seu perfil no Facebook. “Muitos cães são abandonados na estrada, e por isso alguns moradores construíram uma casa para abrigar os anjos. Hoje, alguém infeliz, doente, cruel e amaldiçoado colocou fogo na casa”, desabafou ela no post, que viralizou.

COM NOVA CASINHA INSTALADA NO LOCAL, CADELINHA REAPARECEU

Por iniciativa das Fazendas Irapuá e Costa Larga, uma nova casinha foi acomodada no mesmo local onde a anterior foi incendiada. Até então, havia dúvida quanto à integridade de uma cadelinha que morava no local e era alimentada por pessoas que diariamente usam a estrada. No entanto, tão logo a nova casinha foi instalada nas proximidades da ponte, o animal apareceu.

O gesto comoveu diversas pessoas nas redes sociais e trouxe a certeza de que ainda há bondade no ser humano. A atitude solidária foi comemorada e elogiada, pois as chuvas que vêm castigando o Estado desde as últimas semanas poderiam agravar a situação dos animais abandonados.

Por se situar próximo da BR-153, a região onde a casinha foi incendiada é ponto de abandono de animais por pessoas de posse irresponsável. Como as pessoas que adotam esse tipo de prática geralmente escolhem locais mais afastados, longe de áreas habitadas, fica mais difícil para a população denunciar e para as autoridades elucidarem a autoria.

No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Ato criminoso revoltou os cachoeirenses nesse começo de semana

 

Novo abrigo devolve dignidade aos animais abandonados na Estrada do Geribá

Sair da versão mobile