A coordenadora da Vigilância em Saúde, Andréa Santos, participou do programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1 -, no fim da tarde desta quarta-feira (9), para orientar a população sobre o início de atividades da equipe com dois veículos para manejo estratégico de produto biológico contra a dengue, conhecido popularmente como “fumacê”.
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu ajuda técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS RS), com apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, para as ações. A capacitação ocorreu no parque de exposições da Fenarroz.
Confira:
Os servidores da SES guiam o treinamento das equipes locais para uma nova estratégia a ser adotada na cidade, a aplicação do produto através do método UBV pesado, que utiliza técnica mais eficaz para o controle do mosquito da dengue em grandes áreas. O produto é aplicado por meio de veículos pesados (por isso foram enviados veículos extras pelo CEVS) e atinge áreas de difícil acesso, sendo mais indicado para o controle de surtos e epidemias de dengue, exatamente o cenário enfrentado atualmente pela cidade.