A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que os carregadores para veículos elétricos instalados no campus sede, em Santa Maria, e no campus de Cachoeira do Sul, ficarão indisponíveis para utilização do público a partir do dia 1º de janeiro. A medida foi tomada para que se possa realizar estudos para a implementação de um novo modelo jurídico que permita a continuidade do fornecimento de energia para os carregadores de forma regularizada e sustentável.
Conforme nota da Procuradoria Jurídica (PROJUR), “recomenda-se a suspensão do fornecimento de energia a particulares, até que se possa instrumentalizar e normatizar o uso das referidas estruturas, o que deve se dar no âmbito interno da UFSM por meio de regulamentação e/ou projeto específico para essa finalidade”. Os estudos buscam garantir segurança jurídica e viabilidade financeira para a operação dos carregadores. Assim que o novo modelo for concluído e implementado, a universidade retomará a disponibilização do serviço à comunidade, reafirmando seu papel como parceira no incentivo à mobilidade elétrica e ao uso de tecnologias sustentáveis.
Mobilidade elétrica
A iniciativa faz parte de um esforço da UFSM para fomentar a mobilidade elétrica na cidade e na região, alinhada com seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, a universidade tem contribuído com a instalação de carregadores elétricos e nas cidades.
Os projetos de mobilidade elétrica da UFSM são liderados por três docentes do Centro de Tecnologia da UFSM: Alzenira da Rosa Abaide, Luciane Silva Neves e Cassiano Rech. Além de viabilizar a infraestrutura, as iniciativas têm gerado importantes resultados acadêmicos e sociais, contribuindo para a transição energética e o desenvolvimento de alternativas de transporte mais sustentáveis.