Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Carnaval da Inclusão conquista Cerro Branco

A tarde desta terça-feira foi de folia e animação no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck, em Cerro Branco, quando foi realizado o Carnaval da Inclusão pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social.

Cerca de 22 alunos com necessidades especiais participaram da ação, realizada quinzenalmente no prédio da SMDS. A atividade foi organizada pela secretária da pasta, Rosane Rediske Beskow, e pela psicóloga Ana Cláudia Kasburger, coordenadora do CRAS, incluindo estagiários alunos do Ensino Médio e demais encarregados.

Durante o encontro, os alunos tiveram momentos de interação e se divertiram com as clássicas marchinhas carnavalescas, com direito a fantasias e atividades lúdicas, como desenhos e pinturas. A tarde foi encerrada com um café recheado de doces e salgados.

“É fundamental que os alunos aprendam a convivência, observem suas limitações e, principalmente, a extensão de seus valores. Aqui, eles se tornam uma grande família, com atividades pensadas em datas comemorativas e adaptadas às necessidades de cada um” – secretária da SMDS, Rosane Rediske Beskow

Conforme Ana Cláudia, o momento busca promover a convivência e estimular a capacidade motora desses alunos, desenvolvendo o seu potencial criativo. “A ação garante direitos a essas pessoas e temos que garantir que elas tenham acesso pleno a eles”, frisa a psicóloga.

Saiba mais

Os integrantes, que têm idades entre 12 e 70 anos, possuem deficiências múltiplas, que incluem síndrome de Down, autismo, cegueira, deficiências físicas e cognitivas e demais problemas decorrentes do quadro de saúde.

O transporte dos alunos até o Centro de Múltiplo Uso é custeado pela Prefeitura Municipal.

Agenda

Em março deve ocorrer um passeio ao Parque Witeck, em Novo Cabrais. As inscrições estão abertas para integrantes dos projetos Amigos Especiais e Oficina de Ideias, na sede da SMDS.

Sair da versão mobile