Cargill assume as operações da planta da Granol em Cachoeira do Sul

Por
Cargill assume as operações da planta da Granol em Cachoeira do Sul
CACHOEIRA DO SUL
1 de dezembro de 2023 - Cargill: processo de compra de plantas industriais da Granol que incluiu da unidade de Cachoeira do Sul teve conclusão anunciada nesta sexta-feira / Foto: Cargill/Reprodução

Nesta sexta-feira (1º), a multinacional Cargill oficialmente assumiu as operações da planta industrial da Granol em Cachoeira do Sul. A maioria dos funcionários foi recontratada pela nova proprietária do complexo da Volta da Charqueada, que intensificou as negociações de compra em meados de 2023.

Em setembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), vinculado ao governo federal, aprovou a aquisição de três complexos industriais da Granol pela Cargill Alimentos. A Cargill justificou ao Cade que a operação representa uma oportunidade econômica para expandir suas atividades na produção de biocombustíveis no Brasil. O Cade concluiu que essa transação, abrangendo menos de 20% desses setores, não terá impactos negativos no ambiente concorrencial.

A conclusão de todo o processo de compra foi anunciada pela empresa oficialmente nesta sexta-feira. “Estamos muito animados com a integração dos novos ativos e a chegada de mais de mil e trezentos novos funcionários à nossa equipe”, comemora Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil e líder do Negócio de Commodities Agrícolas da Cargill na América do Sul. “Com a aquisição, reafirmamos nosso compromisso com o agronegócio brasileiro, conectando quem produz alimentos e energia com os mercados consumidores e ainda contribuímos com a descarbonização no setor de transportes, com o aumento da oferta de biocombustíveis ao mercado”, completa.

As fábricas adquiridas pela Cargill ficam nas cidades de Anápolis (GO), Porto Nacional (TO) e Cachoeira do Sul (RS), e os quatro armazéns estão em Silvânia (GO), Porto Nacional, Figueirópolis e Marianópolis (TO). Com a incorporação dos novos ativos, a Cargill posiciona-se como um dos principais produtores de biodiesel do País e amplia sua atuação no segmento de esmagamento de soja.

A iniciativa está alinhada à estratégia de crescimento da Cargill no País, aumentando sua capacidade produtiva de proteínas e óleos vegetais, ampliando sua capacidade de produção de biocombustíveis, além de diversificar portfólio de soluções para os clientes da empresa, principalmente com produtos destinados as indústrias de cosméticos e farmacêutica.

Complexo industrial fica na Volta da Charqueada, em Cachoeira do Sul

Complexo industrial fica na Volta da Charqueada, em Cachoeira do Sul

A PLANTA DA GRANOL COMPRADA PELA CARGILL EM CACHOEIRA DO SUL

A planta da Granol em Cachoeira do Sul recebeu investimentos estimados em cerca de R$ 450 milhões desde sua aquisição da antiga Centralsul em 2005. Localizada nas margens do Rio Jacuí, na Volta da Charqueada, possui uma capacidade diária de industrialização de 2 mil toneladas de soja, 933 metros cúbicos de biodiesel e 100 toneladas de glicerina bidestilada grau fármaco. Até então, a Granol empregava no complexo aproximadamente 350 funcionários.

Localizada a 350 quilômetros do porto de Rio Grande, a planta atraiu as atenções da Cargill devido à logística favorável no processo de compra. Além disso, está situada no distrito industrial do porto de Cachoeira do Sul, atualmente inativo, mas com potencial para ser reativado para escoamento da produção pelo Rio Jacuí até a Lagoa dos Patos e o porto de Rio Grande.

As negociações entre a Cargill e a Granol não são recentes. Iniciaram-se em 2018 com tratativas de compra e venda de unidades de esmagamento de soja e produção de biodiesel. Ao longo desses cinco anos, a unidade de Cachoeira do Sul sempre esteve excluída das negociações, com foco nas unidades de Anápolis e Porto Nacional, cujo preço estipulado pela Granol em R$ 400 milhões, na época, dificultou o avanço das negociações devido ao valor considerado elevado em relação ao mercado.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS CONTEÚDOS SOBRE AS NEGOCIAÇÕES ENTRE CARGILL E GRANOL