Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Capacitando talentos: Espaço 4.0 forma 45 novos técnicos

O Espaço 4.0 comemora mais um resultado: a capacitação para o mercado de trabalho de Cachoeira do Sul de 45 novos técnicos em montagem e manutenção de computadores e notebooks, formados no local inaugurado pela Prefeitura de Cachoeira do Sul através da Secretaria de Planejamento.

A proposta é oferecer atividades de capacitação para jovens para que eles tenham qualificação tecnológica para atuar na área de manutenção de computadores e notebooks. Em breve, ainda serão abertos mais dois cursos: de celulares e tablets e também de desenho e planejamento em impressora 3D, preparando o aluno com idade entre 15 a 29 anos para atuarem no mercado de trabalho.

Os alunos formados no Espaço 4.0 estarão aptos a trabalharem em  empresas públicas e privadas de qualquer setor, em assistências técnicas e ainda tem a opção de empreender e trabalhar como autônomo. Ao final do curso, que tem 60 horas de duração, eles receberão diploma. A data da formatura ainda não está definida.

São ao todo três turmas, uma delas tem aula na terça pela manhã, uma na tarde de quarta e outra na tarde de quinta-feira. O curso de montagem e manutenção de computadores e notebooks é ministrado pelo professor Willian Malheiros, do Seac, empresa contratada para esta formação. “O comprometimento e a dedicação dos alunos tem sido notáveis. A maneira como eles se envolvem com o conteúdo e o compartilhamento de aprendizado é algo que me enche de alegria ao vê-los crescer e se desenvolver tanto academicamente como pessoalmente ao longo deste curso”, alegra-se o professor Willian.

Importante

O espaço 4.0 foi conquistado após a destinação de uma emenda impositiva do deputado Federal Marlon Santos no valor de R$310,942.32. No Rio Grande do Sul, o projeto foi destinado para três cidades. Lajeado e Esteio desistiram e somente Cachoeira levou a iniciativa adiante.

Material de descarte

Todo o material usado no curso foi doado pela Secretaria do Meio do Ambiente, através do setor de educação Ambiental pela bióloga Talita Silva para a coordenadora do Espaço 4.0, Cristina Castro. São materiais recebidos durante as Semanas de Descarte como computadores, telas e teclados, que são utilizados para aulas práticas de conserto

Opiniões

Letiele de Moura Fischer, 17 anos

“Aprendi muito sobre o computador e seus componentes, como cada coisa funciona. Aprendi a montar e desmontar, detectar os problemas, fazer limpeza. Estou muito feliz com tudo isso”

 

Leonardo Pfeifer Lopes, 17 anos

“Aqui eu aprendi a resolver os problemas que antes tinha dificuldade como saber o que cada peça fazia e como funcionavam”

 

 

Diego Fontoura da Silva, 16 anos

“No curso eu aprendi a resolver problemas nos computadores e sei que isso é muito importante hoje em dia”

 

Maria Luiza Rodrigues Silva, 17 anos

“Além de ter aprendido sobre todo conteúdo de manutenção de computadores e notebooks eu aprendi a conviver em sociedade e trocar experiências com meus colegas de curso, o que foi ótimo para meu crescimento pessoal.

 

Lucas Gonçalves Hübner, 15 anos

“Aprendi como desmontar e montar computador, notebook, organizar as peças de um PC. Aprendi aqui que nem sempre aprender a montar e desmontar computador é tão difícil.

 

Juan Pablo de Sousa Castro, 16 anos

“No curso eu aprendi bastante a como lidar com hardware e software de computadores. Pretendo em breve consertar o meu próprio PC e o de outras pessoas também”

 

Uma pergunta

Ainda posso me inscrever para os cursos de conserto de tablet e desenho 3D?

Sim. As inscrições podem ser feitas no Cras Cidadania, Frota e Zona Norte, na Secretaria de Inclusão Social e no próprio Espaço 4.0 (Rua Pinheiro Machado 1340), Para inscrições os interessados devem ter em mãos os seguintes documentos RG, CPF, comprovante de escolaridade e a folha resumo do cadastro único e idade de 15 a 29 anos. Para mais informações sobre os cursos entre em contato pelo número 51 – 3723 6160.

Sair da versão mobile