A Prefeitura de Cachoeira do Sul anuncia que investirá quase R$ 500 mil para recuperar oitos ruas onde deverá acontecer o trabalho de microdrenagem e recuperação da pavimentação para tentar fazer frente ao caos estrutural da cidade. No entanto, a necessidade da cidade vai além de oito ruas. Somente na região Bairro Barcelos e Tupinambá, por exemplo, as ruas estão intransitáveis há pelo menos seis meses e não constam na relação divulgada pelo governo nesta quarta-feira (12).
O caos se agrava na medida em que a Secretaria de Obras não possui maquinários e até a semana passada tinha apenas duas caçambas. Desta forma, a pasta não consegue atender as demandas e os problemas se agravam. Ruas como Miguel Iponema, Rui Ramos, Major Ouriques e Sebastião Pereira, no Bairro Barcelos, deixam os moradores indignados pela buraqueira e os alagamentos. As ruas General Portinho e Andrade Neves, proximidades do Arroio Amorim, estão tomadas pelos buracos.
No Bairro Tupinambá, as ruas ao redor da praça Acido Witeck assustam as famílias e quem tenta trafegar de carro. As ruas não possuem escoamento para a água e abrem buracos por todo o lado. É o caos instalado. As famílias não lembram de quando foi realizada uma ação na Prefeitura no bairro.
Rua 20 de Setembro, no Bairro Medianeira, é o retrato do caos
NA ZONA NORTE, O CAOS NA RUA 20 DE SETEMBRO
Famílias residentes na Rua 20 de Setembro, no Bairro Medianeira, na zona norte de Cachoeira do Sul, estão indignados com a Prefeitura. Há pelo menos seis meses esperam uma solução para a buraqueira da rua e, devido às chuvas registradas em maio, piorou a situação.
Conforme os moradores, ninguém se arrisca a cruzar de carro na Rua 20 de Setembro. É o retrato do caos. Sem escoamento, a água da chuva abriu uma enorme valeta que atravessa de um lado a outro, onde também a chuvarada levou terra e cascalho, material que acabou sendo jogado na Rua Mário Godói Ilha.
O PLANO DA PREFEITURA PARA OITO RUAS
Nesta quarta-feira (12), foi assinada a homologação do pregão eletrônico para contratação da empresa que será responsável pela recuperação com pavimentação e microdrenagem para restabelecimento e recomposição de calçamento das seguintes ruas: Moron, São Carlos, Olímpio Leal, Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Aristides Moreira, Ismael Pereira, José Gomes de Oliveira e parte da microdrenagem na Rua João Ferreira Barbosa de Oliveira
A vencedora é a PSO Extração Mineral, Pavimentação e Obras Ltda, de Viamão e o valor total investido será de R$ 445.484,74. Nos próximos dias deve ser emitida a ordem de serviço para início do trabalho.