Momento da localização da maior trufa já colhida / Crédito: OC/Reprodução
Nero é um cachorro farejador de 11 meses de vida. Mas já tem um feito: encontrou a maior trufa já colhida no país. E foi em Cachoeira do Sul. A informação ganhou destaque nesse fim de semana com a repercussão sobre a iguaria de 134 gramas localizada ainda no dia 20 de novembro.
Entre 2016 e 2019, ocorreu um trabalho de verificação de solo, de análise de qualidade das trufas, se os fungos eram comestíveis, seguros. Ao longo dos estudos, foi comprovado que são trufas comestíveis.
O animal indicou onde estava a Tuber Floridanum, a maior Trufa Sapucay brasileira já colhida no Brasil. A localização ocorreu durante uma expedição com acompanhamento de seus donos Mônica e Carlos Claro – proprietário da Tartuferia San Paolo, um espaço gastronômico de trufas localizado em São Paulo, o pesquisador de trufas brasileiras, Marcelo Sulzbacher, Paulo Valentim e Osmar Tesch da Paralelo 30, empresa especializada em noz-pecã e trufas, e do chef Gustavo Sulzbacher.
A variedade possui características como coloração clara mais amarronzada, aroma frutado, notas adocicadas que lembram castanhas e macadâmias e paladar mais mineral e terroso, com uso em pratos leves e doces.
O cãozinho é da raça Lagotto Romagnolo,trazida para o Brasil há cerca de um ano, conhecida por agir com o focinho no chão. Com isso, a raça é usada em toda a Europa com essa finalidade.
A Paralelo 30, empresa responsável pela área de cultivo de trufas em Cachoeira do Sul, onde foi encontrada a Tuber Floridanum, faz um trabalho de preparação e cuidados com o solo, além do clima da região que permite a colheita das trufas.