Foi confirmada e divulgada nesta quarta-feira (26) a morte da cantora Sinéad O’Connor, aos 56 anos. Ela era conhecida internacionalmente pela emocionante interpretação do hit Nothing Compares 2 U, de autoria do cantor Prince.
A diva também tornou-se mundialmente reconhecida pela defesa contundente dos direitos das mulheres e protestava contra abusos de integrantes da Igreja Católica. Em 1992, a cantora Sinéad O’Connor rasgou publicamente uma foto do Papa João Paulo II ao se apresentar num programa nos Estados Unidos.
Embora o falecimento tenha se tornado público somente nesta quarta-feira, as primeiras informações dão conta de que a cantora Sinéad O’Connor morreu nesta terça-feira (25). Em nota, a família da artista se manifestou sobre a morte dela.
“É com muita tristeza que anunciamos o falecimento de nossa querida Sinéad. Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil”. A causa do óbito não foi divulgada.
O político irlandês Leo Varadkar prestou uma homenagem à cantora Sinéad O’Connor após a informação do falecimento. “Sinto muito pela morte de Sinéad O’Connor. Sua música era amada em todo o mundo e seu talento era inigualável e incomparável. Condolências à sua família, seus amigos e todos que amavam sua música”, informou.
A artista irlandesa nasceu em Dublin, em 8 de dezembro de 1966. Ela era a terceira de quatro filhos.
Mandada para um reformatório quando adolescente depois de ser pega furtando uma loja, O’Connor procurou consolo na música.
Foi descoberta aos 15 anos pelo baterista da banda In Tua Nua, enquanto cantava em um casamento. A canção Nothing compares 2 U, que a levou ao topo das paradas de sucesso nos anos 90, foi eleita pela revista Billboard como o single #1 em 1990.
CERCADA POR POLÊMICAS, CANTORA SINÉAD O’CONNOR FOI PERSEGUIDA E AGREDIDA EM RAZÃO DO SUCESSO
Em 2019, quase três décadas depois do lançamento do hit, Sinéad O’Connor revelou num programa de televisão que Prince, o autor da música, a perseguiu e chegou a agredi-la por ela ter feito sucesso com a obra. “Ele tentava me bater e eu tentava me defender, foi uma experiência assustadora”, relatou, na época.
No entanto, engana-se quem pensa que a carreira da cantora Sinéad O’Connor se resumiu ao sucesso de Nothing compares 2 U. Três anos antes, em 1987, a artista já havia tido a aprovação da crítica especializada com o lançamento de seu primeiro álbum, intitulado The Lion and the Cobra. Ao longo da carreira, Sinéad O’ Connor lançou 10 álbuns.
Ainda nos anos 90, Sinéad O’Connor assumiu ser lésbica e, por conta de sua sexualidade e do conservadorismo da época, teve de lidar com o preconceito da indústria fonográfica. Alguns anos depois, a cantora disse à Entertainment Weekly que “sou três quartos heterossexual e um quarto gay”. Por conta de transtornos mentais que enfrentou durante a sua vida, Sinéad O’Connor chegou a ser chamada de “louca” no meio artístico.
As polêmicas não param por aí. Em 1990, ela foi criticada por publicações e artistas americanos ao garantir que não se apresentaria se o hino nacional dos Estados Unidos fosse tocado antes dos shows dela. Frank Sinatra disse que iria “chutar a bunda dela” caso a encontrasse.
Em 2017, a cantora se converteu ao islamismo, quando também trocou de nome, passando a adotar Shuhada ‘Sadaqat. No início deste ano, Sinéad O’Connor recebeu o prêmio Classic Irish Album, por “I Do Not Want What I Haven’t Got”. A popstar foi aplaudida de pé na solenidade.
PERDA DO FILHO ABALOU FORTEMENTE A CANTORA SINÉAD O’CONNOR
No ano passado, a popstar viveu o momento mais triste de sua trajetória. O filho Shane, de 17 anos, foi encontrado morto na cidade de Wicklow, na Irlanda. Em janeiro de 2022, o jovem teria fugido de uma clínica e cometido suicídio.
Na ocasião, pelo Twitter, a cantora declarou que Shane “decidiu encerrar sua luta terrena” e ameaçou processar o hospital onde o garoto, que lutava contra a depressão, estava internado. Shane é filho da cantora com ex-marido, o cantor folk Donal Lunny.
Sinéad deixa outros três filhos.
TOP SIX DA VIDA CANTORA SINÉAD O’CONNOR
- A cantora Sinéad O’Connor foi casada quatro vezes, sendo o seu primeiro marido o produtor musical e baterista John Reynolds.
- A artista teve quatro filhos, cada um de pais diferentes; três meninos e uma menina. Só um dos filhos nasceu de um dos seus casamentos.
- Em 8 de dezembro de 2011 casou com Barry Herridge, passados 16 dias anunciou que se iria divorciar; Posteriormente começaram a namorar novamente e a viver em casas separadas.
- O filho mais velho de Sinéad, Jake Reynolds é pai desde julho de 2015.
- Em 2018, O’Connor converteu-se ao islamismo.
- Em janeiro de 2022 o seu filho Shane de 17 anos, fruto da relação terminada com Donal Lunny foi encontrado morto. Ele teria cometido suicídio após fugir de um hospital onde tratava um quadro de depressão.
ASSISTA AO CLIPE DO SINGLE NOTHING COMPARES 2 U, COM SINNÉAD O’CONNOR: