Candelária: Rim e Cristiano pedem e destravam recursos em Brasília

Por
Candelária: Rim e Cristiano pedem e destravam recursos em Brasília
CANDELÁRIA
28 de novembro de 2024 - Crédito: Ass. Com.
Buscar novos recursos e, ao mesmo tempo, agilizar o repasse de verbas para Candelária em tramitação junto ao Governo Federal. Esses foram os objetivos principais da viagem do prefeito Nestor Ellwanger (Rim) e do vice Cristiano Becker a Brasília na última semana de novembro. A extensa agenda de trabalho iniciou na segunda-feira (25), e encerrou nesta até quinta-feira (28). A viagem de retorno está programada para a manhã desta sexta-feira (29). Os gestores de Candelária foram acompanhados pelo secretário municipal de Administração, Jorge Mallmann, e pelos vereadores Alexandra Bini e Cezar Pohlmann, ambos do Progressistas.
O prefeito Rim avaliou de forma muito positiva a viagem, observando que as metas traçadas foram plenamente alcançadas. Segundo ele, a peregrinação de prefeitos à capital federal em busca de recursos é uma obrigação de quem quer buscar verbas para investimentos e custeio de áreas importantes. Nesse sentido, destaca que foram visitados diversos gabinetes de parlamentares. Em todos, foram protocolados pedidos de emendas para finalidades diversas, como pavimentação de ruas, compra de máquinas para a Secretaria de Obras, reforma de ginásio esportivo, além de repasses para a educação e a saúde.
A relação de gabinetes visitados inclui os deputados federais Marcelo Moraes (PL), Heitor Schuch (PSB), Pedro Westphalen (P), Alceu Moreira (MDB), Pompeo de Mattos (PDT), Giovani Cherini (PL), Afonso Hamm (P), Lucas Redecker (MDB), Márcio Biolchi (MDB), Marcel Van Hatten (Novo), Franciane Bayer (Republicanos), Luciano Zucco (PL) e Ronaldo Nogueira (Republicanos). E no Senado Federal a comitiva candelariense deixou pedidos nos gabinetes dos senadores Luis Carlos Heinze (P), Hamilton Mourão (Republicanos) e Paulo Paim (PT).
O vice-prefeito Cristiano destacou que as solicitações não olham para cores partidárias. “Nossa obrigação é buscar o máximo possível de recursos e, por isso, não levamos em conta partidos ou ideologias”, ressaltou. Ao todo, as solicitações de verbas protocoladas somam R$ 8,8 milhões, sem contar os pedidos formalizados pelos vereadores Cezar e Alexandra.
Audiência no Palácio do Planalto
Na manhã de terça-feira (26), os candelarienses participaram de uma audiência no Palácio do Planalto com o diretor de Assuntos Federativos da Presidência da República, Thiago Braga. Na ocasião, eles receberam um raio-x do estágio de todos os recursos que estão tramitando nas diversas esferas do governo federal. Além disso, o diretor destacou a importância do município participar de evento programado para fevereiro de 2025, no qual a União vai disponibilizar novos recursos para os municípios acessarem. A realização ainda irá orientar os gestores sobre o passo a passo a ser cumprido para buscar as verbas disponíveis.
Outra agenda da viagem foi na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), na tarde de terça-feira (26). Enquanto o prefeito Rim e os vereadores seguiram o roteiro de visitas a parlamentares, o vice-prefeito Cristiano Becker e o secretário Mallmann foram até a Sedec, onde foram recebidos pela chefe de gabinete substituta, Paloma Ramos. O pedido principal foi para a liberação mais rápida possível de 70% do recurso empenhado para a recuperação da estrada da Rebentona, que foi completamente devastada pela enchente de maio. Do total de R$ 1.640.000,00 empenhados para a obra, havia sido liberado apenas 30%.
Após análise da situação do projeto de restabelecimento protocolado pelo município, a chefe de gabinete garantiu que a verba seria paga até o final da semana. A informação foi comemorada pelos gestores do município para honrar o compromisso firmado com a empresa que realizou a obra. Além disso, foi verificada a situação dos demais recursos pleiteados para a recuperação de estradas, pontes e bueiros destruídos pela enchente.
Nesta quinta-feira (28), a comitiva de Candelária ainda cumpriu agenda no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quando foi protocolado um pedido para a cedência de dois ônibus escolares do Programa Caminho da Escola. Na sequência, o grupo esteve na Secretaria Nacional de Habitação, verificando a situação das famílias que tiveram suas residências destruídas pela enchente, tanto na cidade como no interior. Seis famílias do perímetro urbano já estão com o processo aprovado e serão beneficiadas com a compra de um novo imóvel.