Candelária promove encontro sobre sementes crioulas

Cachoeira do Sul, · --°C

O Salão Paroquial de Candelária recebe nesta quarta-feira (10) a 25ª edição do Encontro Municipal de Troca-Troca de Sementes Crioulas, iniciativa que se consolidou como um dos principais espaços de valorização da agricultura familiar e da preservação da biodiversidade no município.

Marcando as bodas de prata do evento, a programação terá como eixo central a discussão sobre monitoramento ambiental e a permanência dos jovens no meio rural. As atividades começam às 8 horas, com recepção aos participantes e café da manhã.

Um dos destaques será a palestra do biólogo Cristian Pereira Pacheco, do Departamento Municipal de Meio Ambiente (Dema), que abordará o tema “MapBiomas e o futuro do monitoramento ambiental”, apresentando reflexões sobre o uso de tecnologias e informações ambientais na gestão do território.

A programação também reserva espaço para manifestações culturais protagonizadas por jovens do interior do município. Estão previstas apresentações de Magliane Laisa Silva, da localidade de Picada Escura, Carolina Nery Fuhrmann, de Linha do Rio, e da dupla Igor e Rian Brigmann da Rocha, de Pinheiro.

O encontro é promovido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, Comissão Pastoral da Terra da Paróquia Nossa Senhora de Candelária, Dema e Emater/RS-Ascar. O almoço será servido no local e o encerramento está previsto para as 15h30.

Preservadas e multiplicadas por famílias agricultoras ao longo de gerações, as sementes crioulas representam um importante patrimônio genético e cultural. Livres de modificações genéticas industriais, elas contribuem para a segurança alimentar, a conservação da biodiversidade e o fortalecimento da agricultura familiar.

Rolar para cima