15.9 C
Cachoeira do Sul
domingo, 20 setembro, 2020 - 16:45
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • “Caminhamos para a bandeira vermelha”, alerta administrador do HCB

“Caminhamos para a bandeira vermelha”, alerta administrador do HCB

Crédito: Prefeitura/Arquivo

O administrador do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul (HCB), Luciano Morschel, foi entrevistado do programa “Famintos” da Fan 96.5 FM, nesta segunda-feira (6). Em pauta, os atendimentos e internações de pacientes de fora da cidade. Na área de isolamento respiratório do HCB, estão em atendimento moradores de Canoas, Caçapava do Sul, Triunfo e Arroio dos Ratos, conforme o mais recente boletim divulgado pela casa de saúde cachoeirense. De acordo com Morschel, além dos leitos que já estavam disponíveis antes da pandemia, outros dez foram instalados voltados para tratamento contra a Covid-19. Dos novos espaços implantados, seis estão ocupados: três por pacientes de Caçapava do Sul e outros três de fora até da macrorregião.

Apesar de ter mais de 85% de casos já recuperados da doença (são 108 confirmações e 92 pacientes que estão recuperados do Coronavírus), Cachoeira do Sul está na região classificada na bandeira laranja, ou seja, de risco médio. “A região, realmente, enfrenta desafios contra a pandemia. Mas o sistema (Distanciamento Controlado) e integrado”, explica o administrador do HCB. Ao admitir o receio sobre a migração para a bandeira vermelha (risco alto) na próxima avaliação. “Caminhamos para a bandeira vermelha. Não por causa de Cachoeira. Mas, apesar de estarmos em uma situação mais confortável hoje, podemos também precisar cuidar de cachoeirenses fora do Município com o aumento dos casos”, considera Morschel.

Ainda de acordo com o administrador do hospital, houve uma redução na procura por outros serviços em torno de 20%, representando um prejuízo em cerca de R$ 1 milhão. “Temos repasses que devem garantir mais cinco meses com esse déficit”, tranquiliza Morschel. “Nos preocupa a queda de procura por atendimento em outras áreas e o impacto disso nos tratamentos”, emenda com o alerta.

Encabeçando a Região 27 dentro do modelo de Distanciamento Controlado, Cachoeira do Sul divide a lista com Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.

Advertisement