Caminhada pelo IFFar mobiliza os cachoeirenses

Por
Caminhada pelo IFFar mobiliza os cachoeirenses
CACHOEIRA DO SUL
29 de setembro de 2023 - Caminhada pelo IFFar / Crédito: Cacau Moraes/OC

Cidade mostrou força na mobilização. Fotos: Cacau Moraes.

Uma caminhada pela área central da cidade, realizada na manhã desta sexta-feira (29), mobilizou a comunidade cachoeirense na busca pela instalação de um campi do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no município. A iniciativa teve a participação de estudantes das escolas municipais, estaduais, representação de instituições sociais e também contou a presença de lideranças políticas, empresariais e de sindicatos.

“Queremos o IFFar”. Com esta palavra de ordem, os participantes da caminhada, liderada pelo Comitê para instalação do campi, receberam apoio de populares, de lojistas e foi mais um passo na mobilização comunitária. A concentração aconteceu, às 9h, nas Cinco Esquinas e logo após foi cumprido um trajeto pela Rua Júlio de Castilhos, Rua Saldanha Marinho, Andrade Neves, Sete de Setembro até a Praça Honorato, onde seria realizado um ato público.

Na caminhada, destaque para a presença da Banda Marcial da Escola Municipal Baltazar de Bem e de estudantes acompanhados de professores. Incentivados com a presença de um carro som, palavras de ordem predominaram pedindo o apoio da comunidade. A mobilização faz parte de um cronograma municipal, que terá ainda audiências públicas, com o objetivo de fortalecer o desejo de Cachoeira do Sul pelo campi do IFFar.

IMPORTANTE

O Comitê Municipal aguarda para o mês de outubro o lançamento do edital do governo federal com os requisitos para a candidatura dos municípios. Tanto na Audiência Pública, quanto na visita à Brasília que aconteceu recentemente, na SETEC, a informação obtida é que as contrapartidas apresentadas farão a diferença na hora da escolha dos municípios que receberão campis.

CACHOEIRA OFERECE INSTALAÇÕES

Cachoeira do Sul está oferecendo ao IFFar o aluguel de salas de aula e outros espaços na unidade da Ulbra, com condição para início de aula imediato, além da disponibilidade de dois carros, que deverão ser adquiridos através de emendas impositivas de deputados federais. Está também em estudo a disponibilidade de outras áreas e, neste caso, para futuras instalações do Instituto.