Objetivo da ação foi de agir na venda ilegal de óculos. Fotos: Cacau Moraes.
Uma operação envolvendo Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar foi realizada na manhã desta terça-feira (8) no Camelódromo de Cachoeira do Sul, localizado na Praça Honorato Santos, no cento da cidade. A ação se concentrou na comercialização de óculos de grau e solar e chamou atenção, porque toda a área ao redor do Camelódromo foi bloqueada por viaturas policiais.
Todas as bancas foram fiscalizadas e, em uma delas, foram encontrados medicamentos. Por isto, foi acionada a Vigilância Sanitária. Também um depósito localizado na Rua Francisco Gama, atrás do Camelódromo, foi vistoriado. O local serve para armazenar mercadorias e nele foi encontrada uma quantidade de óculos.
Segundo a promotora Débora Becker, a ação partiu de uma denúncia formalizada pelo Sindicato das Óticas do RS. Ele disse que ainda não foi contabilizada a quantidade de óculos recolhidos, porque tudo precisa ser feito através de um registro junto aos camelôs. Não foi informada que tipo de sanção poderá ser aplicada junto a cada responsável de banca onde os óculos foram encontrados em exposição.
A promotora também informou que a ação se concentrou em 16 pontos. “Estamos realizando este trabalho com a participação de outros órgãos de segurança como Polícia Civil e Brigada, para que fosse cumprido um cronograma planejado com muita atenção”, afirmou.
ATENÇÃO
Foi fechada a quadra da Rua Ernesto Alves entre a Sete de Setembro e Saldanha Marinho, que ficou também interrompida para o trânsito. Com isto, um grande congestionamento foi formado na Rua Júlio de Castilhos, porque os motoristas tinha que desviar pela Rua Aníbal Loureiro para chegar à Rua Pinheiro Machado para deslocamento à zona sul da cidade.
PREOCUPAÇÃO
Nenhum responsável pelas bancas do Camelódromo quis se manifestar. Todos manifestavam preocupação, porque num primeiro momento, acreditavam que outros produtos seria recolhidos.