Câmara lembra 50 anos da Celetro e concede título ao presidente Benemídio

Por
Câmara lembra 50 anos da Celetro e concede título ao presidente Benemídio
DESTAQUES
23 de agosto de 2019 - 100_0789

A Câmara de Vereadores realizará na próxima quinta-feira (29), às 20h, uma sessão solene para homenagear os 50 anos de fundação da Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí (Celetro) e para conceder título de Cidadão Benemérito ao seu presidente, José Benemídio Almeida.

O requerimento para destacar a passagem dos 50 anos da Celetro é de autoria do vereador Carlos Alberto (PP) e o projeto de Decreto Legislativo que concede o título honorífico foi apresentado por Paulão Trevisan (PDT), atualmente licenciado para exercer a função de secretário de Interior.

 

 

Presidente José Benemídio Almeida receberá titulo especial. Foto: OC Digital

Celetro

A Celetro foi fundada em 9 de setembro de 1969, em Restinga Seca, em uma reunião que contou com a presença de prefeitos e demais líderes da região. Em 1970, o prefeito de Cachoeira do Sul, Honorato Santos, trouxe a Celetro para a cidade.

No ano de sua fundação a Celetro atendia aproximadamente 100 associados e hoje são mais de 22 mil associados distribuídos em 27 municípios da região central do Estado, o que totaliza aproximadamente 110 mil pessoas beneficiadas com a energia elétrica.

Benemídio

Nascido em 1º de janeiro de 1938, em Cachoeira do Sul, José Benemídio Almeida foi vereador na 9ª Legislatura (1983-1988) e presidente da Câmara de Vereadores em 1987.

Na Celetro, assumiu diversos postos. Em 1986, foi secretário e diretor financeiro. De 1993 a 2001, foi diretor financeiro e operacional. Em 2002 passou a acumular os cargos de vice-presidente e diretor financeiro. Em julho de 2004 assumiu a presidência da Cooperativa, finalizado o mandato de Vitor Bratz, falecido no período. Em 2006 é eleito presidente da Celetro, cargo em que foi reeleito três vezes e ocupa até os dias de hoje.

Benemídio também tem atuação na área social de Cachoeira do Sul. Além de ter participado por vários anos do conselho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cachoeira do Sul (Apae) é também um dos fundadores da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Cachoeira do Sul (Apada).